CTG S.A. LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO PARA ALCANÇAR O SUCESSO!
UMA BREVE INTRODUÇÃO:
Só leia este livro se você realmente acredita que teu CTG pode melhorar. E já de início, é importante que você saiba que este livro sozinho não vai te ajudar a resolver todos os problemas da tua Entidade e nem mesmo vai te tornar o maior líder de todos os tempos. Tudo depende de como você pretende absorver todo este conteúdo, e o melhor, colocar em prática.
Todos os anos milhares de empresas gastam fortunas para desenvolvimento de pessoas, visando atingirem resultados mais satisfatórios em suas organizações, o que geralmente significa maior lucratividade, com um melhor ambiente de trabalho. Aqui serão abordados conceitos similares aos utilizados nas grandes empresas, porém, com a peculiaridade do nosso contexto tradicionalista, apresentando ferramentas e modelos de gestão que são sucesso no mundo.
Temos dois objetivos claros com este livro: ajudar a gestão dos CTGs como um todo, para que então, a Cultura Gaúcha esteja constantemente fortalecida; e fazer com que você leitor, seja um agente de mudança – seja de forma pessoal, mudando sua forma de agir frente as inúmeras possibilidades no dia a dia, ou então lá dentro do galpão da tua Entidade, melhorando a assertividade entre todos.
Uma notícia boa para você começar esta leitura motivado: todos os princípios aqui apresentados estão embasados, testados e aprovados pelas maiores mentes pensantes do mundo inteiro, logo, só depende de você mesmo. Então caso você esteja realmente motivado a ser um agente de mudança, este livro foi feito especialmente para você!
A grande maioria dos dados e exemplos que apresentamos foram coletados em uma pesquisa que fizemos, com respondentes participantes de CTGs de todas as localidades, a partir de respostas quantitativas e qualitativas. Logo, o apanhado geral nos levou a escrever sobre os maiores problemas encontrados hoje em TODOS os CTGs.
Para termos muito mais reclamações do que elogios sobre a Gestão das Entidades do Brasil inteiro é porque com certeza algo está errado e estamos falhando.
Que tal darmos juntos este primeiro passo frente a mudança, crescimento e aperfeiçoamento na Gestão dos CTGs?
O QUE DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
DIEGO MULLER – INSTRUTOR E TRADICIONALISTA
“Deixo minha sincera consideração e aplauso por este grande ato, por este Livro de extrema importância, trazendo, pioneiramente, informação válida e complementar para dentro do seio do Movimento Tradicionalista, procurando modificar, consideravelmente, o formato administrativo de Liderança e Gestão que temos visto constantemente em nossas Entidades e coirmãs. Como também já dito no Livro, “o aprendizado, é somente na prática”… Então, mãos a obra!
… Que a nossa Tradição agradece!”
TONI SIDI PEREIRA – PROFESSOR, TRADICIONALISTA E ESCRITOR
“A cada dia as ENTIDADES TRADICIONALISTAS compreendem que o talento humano é um dos recursos mais valiosos em um CTG e um dos grandes desafios é o de gerar o comprometimento dos seus colaboradores. Diante deste entendimento, esta obra procura discutir os novos caminhos traçados na arte de liderar pessoas e, em especial, a descoberta da importância do papel do Líder na formação de equipes competentes e comprometidas com os resultados.”
RENATA DA SILVA – 1ª PRENDA DO RIO GRANDE DO SUL 2017/2018
“Liderança e comunicação são dois aspectos que definem o sucesso, ou não, de uma entidade tradicionalista. Porém, mais do que isso, boa liderança e comunicação objetiva são também o segredo da união dos tradicionalistas. E o que é o tradicionalismo gaúcho se não um monte de gente unida e reunida? Chegou a hora da gente unir o nosso lazer cultural e o conhecimento profissional dos autores para garantir que os nossos Centros de Tradições Gaúchas sejam, de fato, lugares de boas pessoas e de vivências bem-sucedidas.”
CRISTIANO DA SILVA BARBOSA – PROFESSOR, TRADICIONALISTA E ESCRITOR
“Você pode ter uma excelente Entidade, com uma estrutura física perfeita, com pessoas comprometidas, mas se não consegue manter a casa arrumada, é bastante provável que esses fatores não determinem o seu crescimento. Nesse cenário, destaca-se o papel da Gestão que sempre aponta para o caminho mais adequado. Quer saber mais sobre a importância para o sucesso da sua Entidade? Então acompanhe esta obra, tenho certeza que após esse livro, muitas coisas irão mudar com relação à condução de nossas ENTIDADES TRADICIONALISTAS.”
O QUE VOCÊ VERÁ NESTE LIVRO:
Este livro não é um manual de como ter o CTG perfeito. Até porque isso é praticamente impossível, principalmente pelo fato de se tratar sempre de pessoas. Porém a ideia é trazer formas e ideias de diminuir ao máximo os problemas, gerando assim resultados mais satisfatórios para as Entidades.
Trataremos de dois pilares fundamentais para o sucesso de um CTG: liderança e comunicação. Desta forma, acreditamos que é possível conhecer e aprender conceitos que são fundamentais para a Gestão de grupos de pessoas, maximizando os resultados de cada um, para então potencializar ainda mais a Cultura Gaúcha.
Talvez você tenha se perguntado: será que este livro é para mim? A resposta é: SIM, este livro é para todo e qualquer tradicionalista que busca aperfeiçoamento pessoal e também a oportunidade de melhorar o crescimento das suas Entidades.
Não temos a pretensão de transformar o mundo complexo do Movimento Tradicionalista em uma “receita de bolo”, onde tudo pode ser alcançado caso sigam estes passos. Pelo contrário, sabemos o quão dinâmico é todo o contexto. Mas com algumas ferramentas é possível melhorar (e muito!) o ambiente que passamos muitas horas por semana.
E quando é a hora de começar essa mudança? Agora sempre vai ser melhor do que daqui a pouco. É importante ter ciência de que não vamos sanar todos os problemas e nem mesmo este livro encerra a discussão sobre o assunto, pelo contrário, estamos abrindo a discussão sobre o tema justamente para motivar mais pessoas.
Então, vamos começar?
SUMÁRIO:
- O QUE É LIDERANÇA?
- SE NASCE OU SE TORNA LÍDER?
- LÍDER x CHEFE
- O PÉSSIMO LÍDER CHAMADO CHEFE
- AS CARACTERÍSTICAS DE UM ÓTIMO LÍDER:
- SE NASCE LÍDER OU SE TORNA LÍDER?
- PERFIS DE LIDERANÇA:
- LÍDER VISIONÁRIO
- LÍDER COACH
- LÍDER AFILIATIVO
- LÍDER DEMOCRÁTICO
- LÍDER MARCADOR DE RITMO
- LÍDER AUTORITÁRIO / COERCIVO
- LÍDER SERVIDOR
- MAS ENTÃO, É NECESSÁRIO TER VÁRIOS ESTILOS?
- APROXIMANDO OS LÍDERES AOS GRUPOS DENTRO DO CTG
- LIDERANÇA E O HUMOR
- EMPATIA: COMO EXPOR UMA CRÍTICA
- INCENTIVE A PERFEIÇÃO
- SABER ONDE IR: CAMINHANDO EM CÍRCULOS:
- A IMPORTÂNCIA DE CORRER RISCOS:
- FEEDBACK EFICIENTE
- LINGUAGEM CORPORAL
- Sorriso
- Posição dos braços
- Contato Visual
- Espelhamento corporal
- Comunicação completa
- O QUE É A TAL DA MOTIVAÇÃO?
- EXISTE RESULTADO SEM ESFORÇO?
- COMO IDENTIFICAR PERFIS DE LIDERANÇA?
- E COMO SABER QUANDO ERROU NA ESCOLHA?
- A IMPORTÂNCIA DE DELEGAR TAREFAS E FUNÇÕES
- 5 BENEFÍCIOS AO DELEGAR FUNÇÕES:
- FOCO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:
- AUTOCONSCIÊNCIA:
- AUTOGESTÃO:
- EMPATIA
- HABILIDADE SOCIAL
- COMO AVALIAR SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?
- COMUNICAÇÃO EFICAZ
- POR QUE É PRECISO TER LIMITES?
- A DIFICULDADE EM TER “AQUELA CONVERSA”
- T = TOME FÔLEGO
- A = ATENÇÃO AO ESCUTAR
- T = TENHA EM MENTE OS RESULTADOS
- O = ORIENTE A CONVERSA COM CUIDADO
- 3 EXEMPLOS DE CONVERSAS CONSTRANGEDORAS
- COMO RESOLVER UM PROBLEMA?
SOBRE OS AUTORES:
Achamos mais interessante fazer um pouco diferente e contarmos um pouco de nossa “história” (mesmo que ainda breve dentro do Movimento) de forma mais pessoal, e não de currículo.
Mas basicamente, eu Guilherme Milani Lorscheider, tenho 25 anos e sou graduado em Gestão Comercial com Especialização em Marketing Digital e Administração de Pessoas e trabalho como gestor de vendas técnicas em automação. Participo do Movimento Tradicionalista Gaúcho desde 2005 (sim, bem recente!), onde dancei as edições de 2010 a 2015 do ENART, além das edições de 2017 e 2018 do FEGADAN. Administro o site Estância Virtual (www.estanciavirtual.com.br) desde 2016 (quando foi criado).
Já eu, William Machado de Oliveira, tenho 29 anos, sou graduando em Administração e trabalho no setor Administrativo de Vendas de uma das maiores empresas do Rio Grande do Sul, a qual aprendo muito a cada dia, principalmente sobre Liderança e Gestão de Equipes. Participo do Movimento desde 1997, e tive o prazer de dançar as edições de 2009 a 2019 do ENART (furando só em 2016 e 2017…) em dois CTGs diferentes, o que me fez perceber o quanto diversos problemas se repetem e também como poucas pessoas podem realmente fazera diferença dentro das Entidades. Lembro bem quando no final de 2015 pra início de 2016 o Milani me propôs abrirmos um negócio voltado ao Meio Tradicionalista, mas acabou não saindo. Hoje, anos mais tarde, estamos publicando um livro. Coisas da vida!
Esperamos que nosso breve currículo e história sejam suficientes para convencê-los de que o material é realmente interessante, porque trabalhamos muito duro para chegarmos neste resultado.
Detalhes do Curso
- Leituras 0
- Quizzes 0
- Alunos 0
- Critérios de avaliação Sim