DANÇAS FOLCLÓRICAS E TRADICIONAIS GAÚCHAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Este material é um livro digital (e-book), escrito por Toni Sid Pereira e Jefferson Camillo.
O principal objetivo deste estudo pode ser resumido em “uma simples tentativa de auxiliar o trabalho dos interessados em ensinar danças gaúchas, assim como aos que já ensinam a refletirem sobre seus métodos de ensino”.
Ele é parte de reflexões, teorias e experiências vividas pelos autores a respeito da dança e a sua forma de ensino nos Centros de Tradições Gaúchas e espaços escolares.
Nasce do sonho de estimular aos professores a usarem as danças gaúchas como componente lúdico, capaz de oferecer aos alunos um importante instrumento pedagógico para o desenvolvimento corporal, além de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem.
Partimos das simples indagações:
Por que será que as danças gaúchas raramente fazem parte de nosso sistema escolar? Até que ponto as danças gaúchas podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem? Por que os professores, raramente, utilizam-se das danças gaúchas como um meio para exercício da corporeidade de seus alunos?
Acreditamos que parte desse desinteresse se dá por existirem poucas obras – que tragam um conjunto de informações sobre o “Autentico Bailar Gaúcho” e suas formas de ensino – e materiais didáticos, que realmente auxiliem o entendimento de nossa cultura como um todo, desde o simples executar de um passo de dança até o verdadeiro interpretar um tema campesino.
Sua forma de organização busca ressaltar assuntos relacionados ao ensino das danças gaúchas, como um todo, trazendo aspectos pedagógicos, subsídios históricos,
noções do comportamento do povo gaúcho, figurinos, aspectos interpretativos, etc.
Ao ler-se este livro, deve-se ter presente que os conteúdos não se encerram nesta obra, e nem são tão completos que eliminem a necessidade de um estudo de outras obras sobre os temas.
Não temos o intuito de responder todas as dúvidas e nem a pretensão de esgotar os temas nele tratados, muito menos acreditamos que deva ser única fonte
de pesquisa. Pelo contrário gostaríamos de fomentar novas dúvidas, e estimular, nos educadores, o interesse pelas danças tradicionais, assim como, fornecer algumas teorias e experiências que os auxiliem a buscar novas formas de transmitir as danças tradicionais gaúchas.
Porque ensinar Danças Tradicionais Gaúchas? Pg. 12
Mas porque ensinamos? Pg. 12
Professor, Instrutor, Coreógrafo, Dançarino Pg. 13
O Papel do Professor Pg. 15
Características do Professor Pg. 15
Conceito de Aprendizagem Pg. 16
Como se processa a aprendizagem? Pg. 16
Didática Pg. 17
Proposta de Métodos de Ensino de Danças Tradicionais Gaúchas Pg. 18
Estágios do desenvolvimento do ser humano Pg. 19
Qualidades Físicas e a Dança Pg. 30
Canais de Percepção Pg. 31
Orientações para auxiliar no ensino das Danças Gaúchas Pg. 32
Preparação da Aula Pg. 35
Dança Pg. 37
Porque Dançamos? Pg. 37
Algumas considerações referentes à longa trajetória da dança Pg. 39
Evolução da Dança Pg. 40
Polos de Irradiação Pg. 43
Ciclos Coreográficos Pg. 44
Ciclo do Minueto Pg. 44
Ciclo do Fandango Pg. 46
Ciclo do Contradança Pg. 48
Ciclo das Danças de Pares Enlaçados Pg. 50
O Gaúcho e suas épocas Pg. 52
As danças e o povo gaúcho Pg. 57
Índios Pg. 66
Negros Pg. 67
Platinos Pg. 69
Açorianos Pg. 70
Alemães Pg. 71
Italianos Pg. 71
Poloneses Pg. 72
A mulher gaúcha Pg. 74
Teatralidade Pg. 75
Danças Folclóricas ou Danças Tradicionais? Pg. 76
Festas Nacionais Pg. 81
Danças do Brasil Pg. 83
Interpretação Pg. 85
Movimento: Matéria prima da dança Pg. 87
Movimentos Expressivos Pg. 91
Movimentos Interpretativos Pg. 91
Gestos e Signos Gestuais Pg. 91
Expressão Corporal Pg. 92
Expressão Facial Pg. 93
Técnica x Naturalidade e Espontaneidade Pg. 94
Ritmos Pg. 95
Estilo Musical Pg. 98
Sapateios Pg. 99
Sarandeios Pg. 103
Figurino Pg. 104
A maquiagem de palco Pg. 106
As danças e a competição Pg. 106
A Dança e a Psicologia Pg. 109
Conceituando Psicologia Pg. 110
Preparação psicológica Pg. 110
O professor visto como psicólogo Pg. 110
Aprendendo a analisar os resultados Pg. 114
Sistema de Avaliação Visão da crítica especializada Pg. 115
Análise das principais Danças Tradicionais Gaúchas Pg. 120
Danças Tradicionais Gaúchas Pg. 139
O Anú Pg. 139
Balaio Pg. 148
Cana Verde Pg. 155
Caranguejo Pg. 164
Chico Sapateado Pg. 170
Chimarrita Pg. 175
Chimarrita Balão Pg. 184
Chote Duas Damas Pg. 188
Chote Carreirinho Pg. 195
Chote de Quatro Passi Pg. 202
Chote Inglês Pg. 207
Havaneira Marcada Pg. 212
Maçanico Pg. 217
Meia Canha Pg. 222
Pau de Fitas Pg. 225
Pézinho Pg. 231
Queromana Pg. 237
Rancheira de Carreirinha Pg. 244
Rilo Pg. 250
Roseira Pg. 255
Sarrabalho Pg. 261
Tatu com volta no meio Pg. 267
Tatu Pg. 276
Tirana do Lenço Pg. 286
Detalhes do Curso
- Leituras 0
- Quizzes 0
- Alunos 96
- Critérios de avaliação Sim