RESSURGIMENTO DAS DANÇAS BIRIVAS EM CAXIAS DO SUL

Danças Birivas

Grupos de Danças Birivas participaram do FESTBIRIVA na cidade de Caxias do Sul no dia 21 de Setembro.

Com muita alegria e satisfação podemos contar uma notícia muito importante no cenário cultural do Rio Grande do Sul, ocorrida no último sábado, dia 21 de Setembro.

Antes de seguir, se você não faz ideia do que são as Danças Birivas, no final deste texto deixamos dois vídeos, para você se habituar um pouco.

Seguindo…

Durante os Festejos Farroupilhas da cidade de Caxias do Sul, e por ocasião, da 3ª etapa do FEGASERRA de 2019, aconteceu também o FESTBIRIVA.

Evento este que por pouco não foi extinto, visto a baixa participação dos grupos no ano de 2018.

Porém por iniciativa do tradicionalista e Diretor Artístico da 25ª Região Tradicionalista, James Pereira, fazendo uma força-tarefa junto aos integrantes dos Agrupamentos, Grupos e Comitivas, conseguiu reunir 7 grupos participantes.

O número pode parecer inexpressivo para quem não acompanha as Danças Birivas, porém, se comparado ao FEGADAN de 2018, que teoricamente seria o maior festival com número de participantes, ficou empatado: 7 grupos.

Ou então se comparado ao Rodeio da Vacaria de 2018, teve a participação de 5 grupos…

Logo, é motivo sim comemorar a participação de 7 grupos neste FESTBIRIVA, além de que, pode ter sido um movimento embrionário de um grande festival sobre o tema, atraindo grupos não só do Rio Grande do Sul, mas de todo o Brasil.

Vale ressaltar que dos 7 participantes, 5 são da cidade de Caxias do Sul, 1 da cidade de São Marcos e 1 da cidade de Dois Irmãos… todos com relação muito forte com a Serra Gaúcha.

Será que não é hora de expandir esse movimento das Danças Birivas?

Grandes festivais normalmente nascem de pequenas iniciativas, e cabe aqui também agradecer a comissão avaliadora que se dispôs a avaliar o evento com a tranquilidade e transparência necessária.

CTG S.A.Powered by Rock Convert

Uma lembrança especial também para todos os músicos que passaram pelo palco, levando sua arte!

Para fechar o evento com chave de ouro, os 7 grupos fizeram uma dança de integração com todos os seus participantes, em uma grande roda do FANDANGO SAPATEADO, com cerca de 50 dançantes! (se quiser ver um pouco como foi, fizemos uma live NESTE LINK)

Se esse não é o verdadeiro significado das Danças Birivas, recordando aqueles tropeiros de antanho, que durante seus descansos dançavam, então não sei o que é…

E o resultado?? Não sei se o resultado dos campeões é propriamente o mais importante, porém de igual forma, segue abaixo:

LEIA MAIS: PAINEL DE DANÇAS BIRIVAS EM VÍDEOS

RESULTADO DANÇAS BIRIVAS:

1º Lugar: Comitiva XVII

2º Lugar: Os Peregrinos

3º Lugar: Florão de Tropa

4º Lugar: Jorge de Oliveira Rodrigues

5º Lugar: Os Bolicheiros

6º Lugar: Rastro de Tropa

7º Lugar: Facão de Mato

Parabéns gauchada, todos com certeza fizeram história!

 

1 COMENTÁRIO

  1. buenas gauchada!
    sem mais delongas quero parabenizar a todas as invernadas birivas, que participaram último evento em Caxias do Sul!
    isso nos enche de orgulho a todos nós apaixonados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui