PATRONA LILIANA CARDOSO QUER TRANSFORMAR HOMENAGEM EM ESPAÇO DE DIÁLOGO E LUTA

ctg saPowered by Rock Convert

A Patrona dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul 2021, Liliana Cardoso, quer transformar a homenagem em espaço de diálogo e de luta. Suas raízes enquanto mulher, tradicionalista e negra encontram esteio e inspiração fundamentalmente nos Lanceiros Negros e em Anita Garibaldi. “São dois ícones da nossa história em torno dos quais refletimos sobre o protagonismo feminino, sobre a contribuição do negro para a construção do Rio Grande do Sul e que nos levam ao que idealizamos e buscamos, ou seja, uma sociedade com liberdade, igualdade e humanidade, como tão bem está expresso em nossa bandeira”.

Três ações estão sendo implementadas como um legado da gestão enquanto patrona: uma página nas redes sociais, lives quinzenais e um livro. A página tem como objetivo abrir e sustentar um canal de comunicação permanente entre a patrona e todos os públicos envolvidos com os festejos e com a cultura gaúcha. Também pretende manter os registros da gestão. As lives, “Um mate com a patrona”, receberão convidados especiais para uma prosa descontraída e “de fundamento”, como diz o linguajar típico gaúcho, valorizando a reflexão e a conexão entre gaúchos e gaúchos de nascimento e de coração. O livro, por sua vez, já tem data para ser lançado. Será no dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, e terá como diferencial o elemento de construção compartilhada. “Há muito tempo nós, negros, demandamos o protagonismo na narrativa de nossas histórias. Nós queremos apresentar nossa voz, nossas versões, e desde já convido pesquisadores, estudiosos e pessoas que guardam a memória de nossas raízes para se juntar a esse processo, que terá como grande marca a construção compartilhada”.

Liliana Cardoso é natural de Porto Alegre, declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias e ativista cultural. Atualmente é vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do RS e Patrona dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul 2021. Liliana é a primeira mulher negra a ser homenageada como Patrona dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui