Chegado o mês da comemoração da Semana Farroupilha e começam os textos nas redes sociais…
Ano passado escrevemos sobre o mesmo tema. E adivinhem? Nada mudou!
Basta chegar setembro e as manifestações nas redes sociais, conversas entre amigos, trazem um tema a tona: OS TAIS GAÚCHOS E PRENDAS SÓ DE SETEMBRO, ou então os GAÚCHOS E PRENDAS DE SEMANA FARROUPILHA…
Andei refletindo sobre as criticas e opiniões a cerca dessas pessoas… Por que os tais gaúchos e prendas de setembro incomodam tanto assim?
Acredito que seja um pensamento egoísta de nossa parte, afinal não seria mais importante para a nossa tradição que mais pessoas estivessem envolvidas, movimentando semanas farroupilhas, bailes, comércios de itens gaúchos?
Ou será melhor um número menor de pessoas, mas somente aqueles que realmente vivenciam a cultura gaúcha o ano todos?
Falando em quem supostamente de fato vivencia a cultura gaúcha, surgem algumas dúvidas:
-
Quem de fato é gaúcho o ano todo?
-
Quem não se deixa levar pelas luxúrias do trajar gaúcho? Esquecendo da simplicidade do povo gaúcho?
-
Quem realmente vive/cultiva as tradições gaúchas diariamente?
-
Quem usa pilchas todos os dias?
-
Quem realmente sabe a história por trás das danças gaúchas?
-
O que tu entende sobre a lida de campo?
-
Tu, que tanto se incomoda com os gaúchos e prendas de setembro, sabe o que sobre a revolução farroupilha?
Suponho que muitas dessas pessoas que adentraram no movimento gaúcho, participam de CTG, foram um dia gaúchos de setembro que se encantaram com a nossa tradição, de tal forma que decidiram dedicar-se a isso.
Então, essas pessoas contribuem para o crescimento do cultivo as nossas tradições!
Outro julgamento que vem a tona é o uso incorreto das pilchas. Porém, esquecemos que muitas pessoas só tem oportunidade de adquirir o que estão à venda em lojas.
Não sabem sobre a teoria, a cor, o modelo, o que pode, o que não pode. Mas se o nosso grande Mestre Paixão Côrtes citou em suas obras:
“Podemos viver um momento tradicionalista de calção ou de smooking; tradicionalismo não se manifesta exclusivamente na forma de ser, mas principalmente na de sentir, de viver.”
Termino esse texto com uma pergunta:
A pessoa que toma chimarrão todos os dias, escuta música gaúcha, faz o churrasco no domingo, admira as pessoas que participam do Movimento, mas que usam pilcha somente na Semana Farroupilha, são consideradas gaúchos e prendas de setembro, ou tradicionalistas?