Encontro de Danças Vacaria 2020 aconteceu nos dias 24 e 25 de Agosto, nas dependências do CTG Porteira do Rio Grande!
O Encontro de Danças Tradicionais do 33º Rodeio Internacional de Vacaria que aconteceu nos dias 24 e 25 de Agosto no CTG Porteira do Rio Grande, foi com certeza um sucesso!
Foram mais de 230 participantes de cerca de 40 Entidades Tradicionalistas diferentes!
Este ano a ideia foi um pouco diferente e nós vamos te contar todas as mudanças, bem como as comissões avaliadores, quais livros serão utilizados nas avaliações, as mudanças nos blocos e algumas fotos do evento!
OBRAS ACEITAS PARA 2020
A ideia para 2020, puxado pelo CTG Porteira do Rio Grande, foi de agregar os estilos no mesmo evento. Para isso, a avaliação contará com as obras do Sr. João Carlos Paixão Côrtes, obras do Sr. Moacir Gomes do Santos, levando em conta de fato as obras dos autores, e não possíveis convenções ao longo do caminho.
Confira abaixo:
- Danças Tradicionais Rio-Grandenses “Achegas” – 1994
- “Danças Gauchescas e Carta de Vacaria” – 1992, de Paixão Côrtes
- “Manual de Danças Tradicionais Gaúchas”, de autoria de Paixão Côrtes e Barbosa Lessa
- “Bailes e Gerações dos Bailares Campestres”, de Paixão Côrtes
- “Mais um Toque e Outras Marcas dos Antigamente”, de Paixão Côrtes
- “Fandangueiros Orelhanos, de Paixão Côrtes ”
- “Festejos Rurais”
- “Danças e Andanças da Tradição Gaúcha”, de Paixão Côrtes e Barbosa Lessa
- “O Gaúcho”, de Paixão Cortês
- “Ponto & Pesponto da Vestimenta da Prenda” e “A Moda – Alinhavos e Chuleios”, de Paixão Cortês e Marina M. Paixão Cortês
- “Danças Tradicionais Gaúchas, 4ª Edição” – MTG-RS (como referência)
- “Passos e compassos das danças Gaúchas” – Moacir Gomes dos Santos e Rinaldo Souto.
- “Indumentária Gaúcha”, edição do MTG.
- Encontro preparatório oficial para o 33° Rodeio Internacional.
COMISSÃO AVALIADORA
Buscando mesclar as diferentes formas de pensar e ver as Danças Tradicionais Gaúchas, as comissões avaliadoras foram diversificadas, contando com os nomes abaixo:
DANÇAS BIRIVAS:
- Jakson da Rosa
- Paulo Bigaton
- Rogério José da Cruz – Mú
DANÇAS TRADICIONAIS GAÚCHAS:
- Moacir Gomes dos Santos
- Mauro Moura
- Eduardo de Sá
- Rogério José da Cruz – Mú
- Idiane Burtett
- Jacson Santos
BLOCOS DE DANÇAS VACARIA 2020
Diferente dos anos anteriores, o CTG Porteira do Rio Grande separou os blocos em 10, para facilitar a participação de mais grupos no evento. Confira abaixo:
BLOCOS PARA CATEGORIA ADULTA:
Procedimento para Adulta:
a) Eliminatória: A Invernada Artística Adulta deverá escolher 03 (três) blocos entre (A-B-C-D-E-F-G-H-J), para sorteio, sortear uma (01) dança de cada bloco escolhido e optar livremente por uma dança entre os blocos restantes. Não poderão ser apresentadas danças de um mesmo bloco;
b) Final: Repete-se o procedimento já citado, porém as invernadas não poderão repetir as danças já apresentadas na fase de eliminatória;
c) As danças contidas nos Blocos A-B-C-D-E-F-G-H-I-J, ao serem sorteadas, retornarão ao bloco para o próximo grupo sortear.
OBS: Todos apresentarão 04 (quatro) danças no palco.
BLOCOS PARA CATEGORIA JUVENIL:
Procedimento para Juvenil:
a) Eliminatória: A Invernada Artística Juvenil deverá escolher 02 (dois) blocos entre (A-B-C-D-E-F-G-H-I) e sortear uma (01) dança de cada bloco escolhido.
Além dessas, deverá escolher duas (02) danças livres entre os blocos restantes. Não poderão ser apresentadas danças de um mesmo bloco.
Ex.: Escolhe o bloco A e C, para o sorteio, retira-se uma dança de cada um desses blocos, e posteriormente escolhem-se mais duas danças livres entre os blocos B-D-E-F-G-H-I.
b) Final: Repete-se o procedimento já citado, porém as invernadas não poderão repetir as danças já apresentadas na fase de eliminatória;
c) As Danças contidas nos Blocos (A–B-C-D-E-F-G-H-I), ao serem sorteadas, retornarão ao bloco para o próximo grupo sortear.
OBS: Todos apresentarão 04 (quatro) danças no palco.
BLOCOS PARA CATEGORIA MIRIM:
Procedimento para Invernada Mirim:
a) Eliminatória: A Invernada Mirim deverá escolher 01 (um) bloco entre (A-B-C-D-E-F-G-H) e sortear uma (1) dança do bloco escolhido, além desta deverá escolher duas (2) danças de livres entre os blocos restantes. Não poderão ser apresentadas danças de um mesmo bloco.
b) Final: Repete-se o procedimento da eliminatória, exceto que as invernadas não poderão repetir as danças já apresentadas em palco na fase de eliminatória.
OBS: Todos apresentarão 3 (três) danças no palco.
c) As danças contidas nos blocos (A-B-C-D-E-F-G-H) ao serem sorteadas, retornarão ao bloco para o próximo grupo sortear.
BLOCOS PARA CATEGORIA VETERANA:
Procedimento para Invernada Veterana:
a) Eliminatória: A Invernada Veterana deverá escolher 01 (um) bloco e deste sortear uma (1) dança, além desta deverá escolher duas(2) de livre escolha entre os blocos restantes . Não poderão ser apresentadas danças de um mesmo bloco.
b) Final: Repete-se o procedimento da eliminatória, exceto que as invernadas não poderão repetir as danças já apresentadas em palco. OBS: Todos apresentarão 3 (três) danças no palco.
c) As danças contidas nos blocos (A-B-C-D-E-F-G-H-I-J) ao serem sorteadas, retornarão ao bloco para o próximo grupo sortear.
LEIA MAIS: TUDO SOBRE O RODEIO DA VACARIA 2020!
IDADES / CATEGORIA DOS CONCORRENTES E DOCUMENTAÇÃO
As categorias deverão respeitar os seguintes limites de idades:
– Pré-mirim: até 09 (nove) anos (não pode ter feito 10);
– Mirim: até 13 (treze) anos (não pode ter feito 14);
– Juvenil: até 17 (dezessete) anos (não pode ter feito 18);
– Adulto: mínimo de 15 (quinze) anos;
– Veterano: mínimo de 30 (trinta) anos;
– Xiru: no mínimo 40 (quarenta) anos.
Da apresentação dos concorrentes e seus devidos documentos:
No momento em que o concorrente individual ou os componentes de grupo de dança forem chamados para a sua apresentação, será obrigatório apresentar o Cartão Tradicionalista, juntamente com seu documento de identificação com foto. Serão aceitos: RG, CNH, Passaporte, CTPS, carteira funcional emitida por órgão de classe devidamente regulamentado. A certidão de nascimento será aceita mediante documento probatório dos PAIS com foto. (Idade limite para certidão, até 10 anos)
LEIA MAIS: TUDO SOBRE O RODEIO DA VACARIA 2020!
DANÇAS BIRIVAS
I – As Danças Birivas compreenderam as seguintes danças: Fandango Sapateado, Chico do Porrete, Danças dos Facões e Chula.
II – Cada participante deverá escolher, das quatro danças descritas acima, duas para serem apresentadas no palco.
III – Cada grupo deverá contar com a participação de no mínimo 08 (oito) dançarinos
OBS: As entidades poderão realizar agrupamentos, isto é, união de uma ou mais entidades; no entanto, não contará pontos para o prêmio geral, para nenhuma das entidades participantes. Exclusivamente nesta modalidade, os músicos também poderão se agrupar, sem interferir em suas apresentações posteriores.
PARA FECHAR
Pelo tamanho do Encontro de Danças já da para ter uma base do que podemos esperar para Vacaria 2020!
Com certeza será uma festa GIGANTE, com muito gauchismo e muita dança!
Torcemos para que seja a maior de todas, sempre!
Que venha a Vacaria!
Manual de Danças Gauchas – MTG-RS (como referencia) – Não conheço essa obra, ou seria Danças Tradicionais Gauchas – MTG ????
Buenas! Isso mesmo, Danças Tradicionais Gaúchas, 4ª Edição, MTG. Já alterado, abraço!