Buenas gauchada!
Este foi um tema sugerido pelos leitores, e que já faz um tempinho que estamos para postar.
A grande maioria do povo gaúcho ou nunca ouviu o Hino, ou não tem ideia do que seja, ou então já ouviu mas não sabe cantar.
Claro que não podemos generalizar. Quem participa de bastante eventos Tradicionalistas sabe que este Hino sempre é cantado.
De forma resumida, o hino foi escrito por Barbosa Lessa (o mestre, pai de todos…), e foi aprovado no 43º Congresso Tradicionalista na cidade de Santa Cruz do Sul. Lembrando que Lessa foi um dos Mestres que incentivaram a criação do 1º Congresso Tradicionalista, e fez um discurso épico!
O mais legal desse Hino, é que Lessa faz um resgate de termos e lendas que estavam se perdendo, criando aquele sentimento de dúvida entre os tradicionalistas.
Como por exemplo: Salamanca do Jarau e velho Blau, logo no início, fazendo referência a Lenda da Salamanca do Jarau e ao personagem Blau Nunes, de Simões Lopes Neto.
Se tu não conhecia, te apresentamos abaixo:
I
Eu agradeço ã Salamanca do jarau Por me ensinar o que aprendeu o “velho” Blau: Com alma forte e sereno coração Achei meu rumo pra sair da escuridão. Vi uma luz que e tornou fogo-de-chão, Sorvi a luz no ritual do Chimarrão E descobri que é a Cordialidade Que nos conduz à real felicidade.
II Avante, cavaleiro mirim! Em frente, veterano peão! Lado a Lado prenda e prendinha. Todos juntos dando a mão. Avante , seguindo os avós! Coisa linda é se ver gerações Convivendo em santa paz. E dá uma gana de sair dançando, Ou gritando com força juvenil: “Viva a Tradição Gaúcha – dos campeiros do Brasil!”
Assiste abaixo e vai acompanhando na letra!
Bueno moçada, que tal?
Mais informação, que talvez tu não sabias!
Não esquece de ajudar na divulgação lá no nosso FACEBOOK.
E aproveita e da uma passada na LOJA BUENAS, que tem sempre uma baita camiseta que te representa!
Forte abraço!