“Tchê, e esse FEGADAN, sai ou não? Onde vai ser? Mudou o que no regulamento? Todo mundo pode participar? Vai ter classificatória? Vai ter painel? E o FEGACHULA?”

Buenas gauchada, tudo bueno? Com certeza tu que danças o FEGADAN ficou faceiro em saber que a edição deste ano irá sair, não é mesmo? Tinha-se muita expectativa, em vista que o MTG anunciou o cancelamento do evento no início do mês de Setembro.

Então se tu queres saber o que tem de novidades vindo por aí, CONTINUA LENDO que tenho certeza que tu não vais te decepcionar.

Foto: TV Tradição

Ontem, dia dois de Outubro, tivemos a oportunidade de ir até o CTG Paixão Côrtes conversar com um dos principais responsáveis por fazer o 3º FEGADAN acontecer. Conversamos com o Sr. James Pereira, atualmente instrutor de diversos CTGs no estado, e um deles, é o CTG Pousada dos Tropeiros onde também é organizador artístico do Rodeio de Criúva (distrito de Caxias do Sul). Prosa vai e prosa vem, segue abaixo as informações que pudemos colher.

1 – Como foi agregar o FEGADAN ao Rodeio de Criúva? Quem teve a iniciativa? Como o MTG recebeu essa sugestão?

James Pereira: Na sexta-feira (início de setembro) eu fiquei sabendo do cancelamento, e até me pegou de surpresa. Como havíamos a pouco concluído o chasque do rodeio de Criúva, a qual íamos lançar na Semana Farroupilha, tive a ideia de colocar o rodeio a disposição do MTG para organização do FEGADAN. Nisso, nós fomos a um festival na Argentina e eu fiquei praticamente incomunicável. Mais próximo da volta que vimos que outras entidades também estavam colocando a sua estrutura a disposição do MTG, como São Marcos com o Miroca, Antônio Prado com o Cristiano…

Quando retornei, tive um respaldo do MTG, que haviam gostado da minha sugestão, até pela data do rodeio. Então mostramos a estrutura que o rodeio poderia oferecer, e tivemos a aprovação final agora nos últimos dias.

2 – Como será a avaliação?

JP: Se manterá como no FEGADAN. Serão 5 avaliadores, onde é eliminada a maior e a menor nota. O regulamento é exatamente o mesmo do FEGADAN, como já havia sido no rodeio de Criúva anterior.

Foto: TV Tradição

3 – O FEGADAN será nacional?

JP: Sim, entidades de todo o país poderão participar, diferentemente dos anos anteriores.

4 – Qual a expectativa em número de grupos?

JP: São esperados em torno de 80 grupos entre todas as categorias.

CTG S.A.Powered by Rock Convert

5 – Haverá painel para o FEGADAN? Qual a data e o local?

JP: Sim, será dia 15 e 16 de Outubro, lá mesmo em Criúva.

6 – Será classificatória, com final no domingo, ou dança apenas uma vez como um rodeio? E o campeão geral, será considerado campeão do rodeio e do FEGADAN?

JP: Sim, será classificatória. A categoria Veterana iniciará na sexta-feira a noite ainda, e a final será no domingo. O Tropeirismo dançará no sábado a noite, após a conclusão das danças tradicionais, e sim, o campeão do FEGADAN será o mesmo campeão do rodeio, logo, além de campeão Nacional, levará a premiação em dinheiro e troféu de Criúva que o rodeio oferece.

Foto: TV Tradição

7 – James, por que lutar para que o FEGADAN aconteça?

JP: Meu primeiro pensamento ao saber que havia sido cancelado, foi que bah, se não fizer esse ano, provavelmente não terá mais. As prefeituras não irão apoiar, o MTG não vai apoiar… E foi algo que lutamos tanto para que acontecesse. Não podemos deixar que esse Festival morra. Temos que lutar pelas obras e ensinamentos do seu Paixão!

8 – E o FEGACHULA irá acontecer?

JP: Sim, o FEGACHULA permanecerá conforme os anos anteriores. Contamos com cerca de 60 chuleadores no ano passado, e a expectativa é que aumente para este ano, por ter se tornado nacional.

Então che, o que achou? Vai ter sim FEGADAN este ano!

Ajude a divulgar essa ideia!

Grande iniciativa do CTG Pousada dos Tropeiros, lá DA CRIÚVA!

Aproveita que tu está por aqui, e da uma lida no que escrevemos sobre as DANÇAS TRADICIONAIS, sobre o PAIXÃO CÔRTES, aproveita para dar uma passada no nosso BOLICHO e ver umas quantas listas de coisas que só quem vive o Tradicionalismo já fez.

Não esquece de nos seguir em nossas redes sociais: FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER e YOUTUBE.

#FEGADAN #FEGACHULA #Rodeio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui