Festa do Divino

Buenas moçada!

Coisa linda a Festa do Divino.

Poucos são as localidades que ainda cultuam a festa de forma completa. Algumas cidades ainda passam a bandeira de casa em casa, cantando e tocando gaita, porém não exatamente como feito antigamente, mas menos mal que é feito. Pior é se morrer essa tradição.

Paixão Côrtes escreveu um livro chamado “Folias do Divino”, no ano de 1983, onde explica bem direito a origem, o significado dos símbolos, bandeira, mastro, alferes etc…

Folias do Divino Livro

Resolvi na verdade escrever este texto, para ressaltar uma parte que chamou atenção, contando sobre a Festa do Divino na localidade de Criúva, aqui em Caxias do Sul, onde existe até hoje as comemorações, e inclusive, estamos no meio das datas comemorativas.

Segue o trecho:

“A festa anual do Divino, no Rio Grande do Sul, com as características de maior tradicionalidade no meio rural gaúcho, só a conhecemos, atualmente, no distrito de Criúva, Município de Caxias do Sul.

Ela vem sendo reativada há 11 anos graças à comunidade local e ao apoio do padre Pedro Rizzon que reavivou este folguedo, da Folia, entregando os aspectos precatórios aos gaúchos “pelo-duro”, de herança biriva-serrana, e a parte administrativa e de organização, aos descendentes de colonizadores italianos, que chegaram à região nos primórdio do atual século.

Dada a importância folclórica do tema, dirigimos uma equipe de pesquisadores e técnicos do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, integrada por (aqui vem uma lista de nomes) que gravaram entrevistas, registraram sonoramente o canto dos foliões, documentaram em fotos, dispositivos e filmes Super 8 e 16mm coloridos, os mais variados e amplos aspectos dessa tradição que vem sendo revivida, anualmente, nesse lugar.

Entre as quadrinhas cantadas pelos foliões, sob a direção do mestre Jorge – “Boca de Sino” – Oliveira Rodrigues, que este ano fizeram peditório nas áreas citadinas e no interior dos municípios de Flores da Cunha, São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Bom Jesus, Lagoa Vermelha, Vacaria, Passo Fundo, Porto Alegre e até mesmo em Santa Catarina (Lages e Curitibanos). Registramos os seguintes versos:

Desejamos que a bandeira

Seja a estrela que brilha

Que traga saúde e paz

A toda sua família.

Queremos paz e perdão

À família e seus parentes

Trazendo muita alegria

Dando saúde aos presentes

A bandeira do Divino

Vai entrar nesta morada

Visitar a sua casa

Pra que seja abençoada

O Divino Espírito Santo

Vem trazer paz e amor

Vem pedir uma esmola

Para a festa em seu louvor.

A bandeira se despede

Desta casa hospitaleira

Dos devotos do Divino

Que estão beijando a bandeira.

Uns devotos estão chorando

Outros riem de contente

Se Deus quiser para o ano,

Voltaremos novamente.”

Que moçada?

Tradição viva e pura do nosso Rio Grande!

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais. Compartilhem lá no nosso FACEBOOK, e não esqueçam de dar uma passada na LOJA BUENAS.

Forte quebra!

#FestadoDivino #Criúva

CTG S.A.Powered by Rock Convert

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui