Fórum busca fomentar a criação de Associação para Instrutores de Danças Gaúchas de todo o Brasil

Buenas moçada, como estão?

Poucos dias atrás foi lançado o material no Facebook sobre o 1º FÓRUM BRASILEIRO DE INSTRUTORES DE DANÇAS TRADICIONAIS GAÚCHAS e gerou uma grande repercussão no Movimento Gaúcho.

Para entendermos melhor do que se trata, conversamos com um dos Organizadores, Rodrigo Guterres, o Bolinha que nos passou todo o serviço do evento.

O Fórum surge de uma ideia que a há muito tempo os instrutores de danças tradicionalistas ao longo de mais de 30 anos de atuação vem tendo a intenção de organizar a categoria. Então, surgiu a partir de conversas de grupos de WhatsApp e pessoais também a ideia de dar um passo efetivo para a criação da Associação dos Instrutores de Danças Tradicionalistas de todo o Brasil.

A partir dessas conversas foi formado um grupo no WhatsApp com a maioria dos Instrutores, onde foi alinhadas diversas questões e também a ideia de realizar um Fórum, que é este evento em questão, para que neste Fórum seja conversado e estabelecida a organização da futura Associação.

No Fórum haverá debates frente aos documentos que regem uma Associação, como Estatuto, Regimento Interno, Constituição da Primeira Diretoria com Ata de Fundação e posterior Registro na Comissão Internacional de Associações e paralelo a isso, algumas palestras de pessoas convidadas referente as questões desta organização.

Por indicação dos integrantes deste grande grupo, foi feita uma votação aberta, e os 8 nomes que mais foram lembrados constituem a Organização do Fórum. Esses nomes não representam a diretoria, pois a mesma será votada no Fórum, por todos os participantes. Este grupo de 8 pessoas vem ao longo dos últimos 40 dias organizando toda a logística de documentação, dia do evento, local, contatos, para que a grande maioria ou totalidade de instrutores possam comparecer.

O intuito do evento é para que nós possamos debater, trocar ideias, aproximar experiências dos instrutores mais novos com os mais antigos, de fora do RS e de dentro, para entender as principais dificuldades, os principais anseios, para que a partir disso nós estabelecermos coisas que possam agregar no coletivo.

CTG S.A.Powered by Rock Convert

Não existe uma intenção neste momento de profissionalizar a profissão de instrutor, até porque precisaremos estar ligados a uma categoria já estabelecida como outras profissões, mas quem sabe seja o primeiro passo para que possamos fomentar e discutir essa situação.

Mas outras ações podemos tomar, como fortalecer as entidades, buscar apoio financeiro aproximando pessoas que possam vender planos de saúde diferenciados, descontos em gasolina, hospedagem, restaurantes… pagamento de fundo de garantia por tempo de serviço, enfim… uma série de colocações que possam agregar no coletivo.

Que fique bem claro, que este Fórum é para propor a Constituição legal e de direito de uma Associação, e que não será contrária ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, e sim, intenção da Associação é trabalhar em conjunto, pois a Entidade que forma Instrutores é o próprio MTG, entendemos isso e defendemos esta ideia, e de forma alguma seremos um grupo que forma instrutores… Podemos sim trabalhar com cursos, capacitações e seminários, mas a formação é do MTG.

Não é nossa intenção dentro do Fórum e da Associação discutir situações que não tangem a nossa esfera, como por exemplo, não será discutido avaliação, planilha, sistema de avaliação de qualquer evento… nada disso, isso não faz parte das competências da Associação.

A ideia é lutar pela união da classe, para que todos tenham orgulho em poder dizer que são Instrutores de Danças Tradicionalistas Gaúchas, dentro ou fora do Rio Grande do Sul.

Então, convidamos a todos os Instrutores de Dança e envolvidos com esta atividade profissional, que possam ir no dia 1º de Maio, a partir das 8:30hs na cidade de Porto Alegre, no CTG Raízes do Sul, CTG do saudoso Francisco de Matos, com votação e definição dos regimentos, palestras com Pedro Pedrozo que vai falar sua trajetória, também com Clóvis Rocha que foi presidente da Associação Gaúcha de Danças e hoje é militante de Associações que regem o trabalho de danças como um todo. Palestra também com Marcelo Vasconcellos, ex-diretor de Danças Tradicionais do MTG que vai falar sobre Ética Profissional, por ser um psicólogo de bastante renome.

Como encerramento, será feita a votação da primeira direção da Associação.

Para quem quiser participar, basta clicar no link abaixo, fazer sua inscrição e aguardar a confirmação!

CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÃO E MAIORES INFORMAÇÕES!

#Instrutores #Fórum

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui