Tem quem gosta de ensaiar?
Pergunta fácil: sim. Mas são a maioria: não.
Por qual motivo tanta gente gosta de dançar em CTG, participar, se envolver, mas sempre fala: “Eu gosto é do palco, do rodeio, não gosto de ensaiar…”?
É engraçado porque uns 90% do tempo são ensaios, uns 8% são eventos extra para juntar dinheiro, e uns 2% (exagerando) são rodeios, palco e eventos. E lembrando que o palco, no melhor dos casos, são 2 apresentações de 20 minutos em um final de semana inteiro.
Ensaio são horas. Horas. Horas!
Pessoal do lado do ENART, JUVENART e derivados, para ensaiar 12h por final de semana é um pulinho. E faz isso umas 40 semanas no ano, se não mais. Mas tenho certeza que nesse time também tem os que “não gostam de ensaiar, só do palco”. Será mesmo?
O ensaio se torna um hábito. Já parou pra pensar por que tanta gente para de dançar, e acaba voltando, mesmo que reclamando que “como era bom ter tempo, ficar domingo em casa!”? É tão contraditório. A lógica me parece ser a falta do “ambiente”.
Eu acho pior quem falta ensaio. Sempre achei ruim. Porque além de um descaso com os colegas, é um descaso consigo mesmo! Pensa a lógica se faz sentido: tu ESCOLHE dançar, ninguém te OBRIGA (eu espero). Aí, tu ta aí porque quer, porque teoricamente gosta (mesmo que reclame) e aí tu opta por FALTAR ensaio… (??????)
Qual o sentido? A lógica não é o oposto? Já que tá ali pra dançar, tem que ensaiar, pra ensaiar e aguentar tem que gostar. Pode não gostar de repetir as danças, mas pelo menos do ambiente e das pessoas tu gosta. Não sei. Tem que ter alguma coisa. Mas aí tu ainda falta ensaio, ou seja, perde o ambiente, perde as pessoas e perde a repetição da dança hahaha
Mas vamos lá, voltando a lógica do hábito. Eu acho que o ambiente contagia realmente. Quando se tem um amadurecimento interessante entre as pessoas, tu não falta só pra não ouvir mijada de um amigo que seja. Ou pior, se tu chega errar alguma coisa no rodeio, vai sofrer ainda mais porque vão lembrar que tu errou porque faltou ensaio.
Eu gosto de ensaiar. Gosto mesmo. Entendo que faz parte de um processo que vai fazer eu chegar no palco e dançar com emoção e razão juntas, e não só emoção.
Coisa boa é sair com a sensação de que fez tudo que dava, EXATAMENTE como ensaiou, sem surpresas. Aí enrosca a espora (exemplo meramente ilustrativo kkk), ta tudo certo, porque no ensaio já aconteceu e tá resolvido.
Senhoras e senhores. Entendam que faz parte do processo e façam uma força para gostar de ensaiar, mas principalmente, mudem esse discurso de que gostam do palco e não do ensaio hahaha
E aí, tem quem gosta de ensaiar?