FEGADAN 2019 acontece nos dias 12 e 13 de Outubro, em Farroupilha.
Falta pouco mais de 2 meses para a 6ª Edição do Festival Gaúcho de Danças, popularmente conhecido como FEGADAN, e como estão os preparativos?
Acreditamos que está bem encaminhado, talvez melhor até que nas primeiras edições, visto que este ano foi realizado o Painel de Danças e Indumentária com bastante antecedência, nas dependências do CTG Paixão Côrtes em Caxias do Sul.
Conversamos na época com algumas pessoas que puderam participar do início ao fim, e creio que de modo geral o resultado foi positivo.
O Painel foi bem conduzido, com exemplificação de todas as danças que geram dúvidas, discutindo o modo de dançar para que não ficasse nenhuma “brecha” para trás.
Claro que algumas discussões aconteceram, como de costume em qualquer painel, mas o resultado foi muito interessante.
LEIA MAIS: REGULAMENTO E MATERIAIS DO PAINEL 2019
Pontuado sobre o Painel, falando propriamente sobre o evento em Outubro, a expectativa é grande. Como todos as edições que antecedem o Rodeio da Vacaria, não se sabe ao certo quantos e quais grupos irão participar, logo, se vai aumentar ou diminuir o número de participantes.
O local chamou bastante atenção, pois Farroupilha além de ter sido berço do FEGART (hoje ENART), já sediou grandes eventos no Parque Cinquentenário, popularmente conhecido como Parque da Fenakiwi. A tendência é que a estrutura esteja ótima, assim como foi ano passado em Canoas, com a vantagem de ser mais próximo aos grupos da Serra, que são a grande maioria dos participantes do FEGADAN.
Além disso, a princípio não teve nenhum problema aparente com a atual equipe de Avaliação, e caso tenha acontecido algo, não é nem perto de todo o tumulto do ano passado, que diga-se de passagem, prejudicou o evento… mas não estamos aqui para julgar quem foi certo ou errado na história, até porque já falamos bastante sobre isso ainda no ano passado.
O importante é que esta edição seja o mais clara e limpa possível, sem também possíveis problemas que uma redação equivocada do regulamento possa prejudicar este ou aquele grupo.
É também a primeira edição em que o Regulamento Geral fora aprovado na Convenção Tradicionalista, realizada na cidade de Jaguarão.
Torcemos muito para que seja o maior de todos, tanto em organização como em número de participantes em todas as categorias, para que cada vez mais grupos tenham gosto pelo formato do evento.
LEIA MAIS: TUDO SOBRE O FEGADAN 2019
Lembrando que o FEGASERRA por exemplo, que é um pequeno circuito que busca preservar o formato do FEGADAN, já aumentou consideravelmente o número de inscritos em relação ao ano passado, auxiliando os CTGs a se preparem e gerando grande integração entre os grupos.
Mas bueno, que o FEGADAN seja grande, independente de quem estará no comando, de quem estará avaliando, de quem estará dançando e principalmente dos problemas políticos que o Movimento está vivendo… as pessoas e os grupos vão e vem, mas a preservação da cultura fica e deve ser passada de geração em geração, e este evento em questão, fomenta as Danças de acordo com as pesquisas de Paixão Côrtes e Barbosa Lessa.
Vida longa ao FEGADAN!
Salve Paixão Côrtes e Barbosa Lessa!
Foto: Lidiane Hein