RECORDAN: O FESTIVAL PELO PRAZER EM DANÇAR!

RECORDAN
ctg saPowered by Rock Convert

Grupo de Estudos sobre Danças Tradicionais Gaúchas organiza Festival chamado de RECORDAN.

Esta semana foi lançado um novo formato de festival de Danças Gaúchas online: o RECORDAN.

A iniciativa aconteceu no Grupo de Estudos criado pelo Professor Toni Pereira. Conversamos com alguns participantes, que nos responderam sobre o assunto.

O QUE É O GRUPO DE ESTUDOS:

O Grupo de Estudos é um grupo de professores e amantes da cultura gaúcha, que estudam as danças e elementos que a envolvem. Foi criado pelo Toni Sidi Pereira, através do Canal Fala aí, professor! no Youtube.

Nos reunimos semanalmente, online pelo canal, e tratamos dos mais variados assuntos dentro dos festivais tais como danças usadas, história da dança, curiosidades e a forma mais natural da dança em sua essência, além disso possui um grupo no Telegram, onde também há muita troca de informações e discussões saudáveis.

O grupo de estudos reúne pessoas de diferentes Estados do Brasil, diferentes regiões do RS, e diferentes “vertentes” das danças tradicionais – ENART, FEGADAN, Vacaria. A principal ideia é falar da dança como dança, independente de festivais e regulamentos.

QUALQUER UM PODE PARTICIPAR DO GRUPO?

O grupo de estudos é aberto para quem tiver interesse em participar, pode entrar em contato através do Canal Fala aí, Professor, ou com integrantes do grupo, e serão com certeza muito bem vindos.

QUEM TEVE A IDEIA DO RECORDAN? E É UM CONCURSO?

A Proposta para um festival interno, para colocar em prática a ideia da dança “fora da caixa” como é tratada, partiu da Viviane Petter, que foi aceita pelos membros do grupo. Em seguida em um grupo menor, foram surgindo as ideias e sugestões e foi se moldando o RECORDAN.

O Lucas C. dos Santos se encarregou de elaborar o regulamento. A Amanda Souza, montou o Logo, Troféu Virtual, o Sr. Pedro Darci de Oliveira fez o convite em forma de versos – outra característica do grupo e das reuniões. A Sandra Lima citou o lema.

Mas houve contribuição de todos do grupo. Temos que destacar que não há intenção de ninguém em se sobressair pelas ideias ofertada, e sim, somar e construir tanto o festival como os estudos, tentando auxiliar da maneira que se pode. Sempre é muito destacado que qualquer ideia ou colocação é bem vinda. Este festival também leva o apoio de todos os professores:

Toni Sidi Pereira
Luciana Mandracio Fagundes
Mayra Wenclav
Marcileia Capitanio
Gledison Silva
Ricardo Comandulli
Cláudio Lima
Ricardo Bordignon
Cristiano Barbosa
José Rodrigues
Stela Oliveira
Ednei Aresço
Priscilla Fonseca
Bruno Martins
Jonatan Müller
Sandro Nicolosso
Pablo Silveira
Jorge López Arezo

O RECORDAN não é concurso, é uma mostra, para que todos possam dançar livres, “pelo prazer em dançar”. Mas claro, respeitando as pesquisas, a essência da dança.

QUEM PODE PARTICIPAR DO RECORDAN?

Podem participar todos que forem membros do Canal Fala aí, professor!, quem está no grupo de estudos do Telegram, quem for membro dos grupos. Isto foi feito para que as pessoas já tenham alguma afinidade com a proposta, mas pode participar todos que quiserem, e para isso devem se inscrever no canal, ou participar do grupo do Telegram até dia 12/09/20 – último dia para inscrição e envio do vídeo da dança.

Pelo menos 1 dos participantes devem ser membro dos canais citados. Podem escolher até 3 danças, de uma relação, que preferencialmente não tenha sido escolhida ainda, para que possamos realmente divulgar a riqueza de nossa arte da dança.

POR QUE ESTE NOME E SEUS SÍMBOLOS?

RECORDAN – Reculuta Orelhana da Dança Tradicional Gaúcha
Orelhana: Sem marca, sem sinal.

Reculuta: Juntar, reunir

Logo: Reunir as pessoas que desejam realizar a dança de maneira livre, na sua essência, sem a preocupação com regulamento ou concursos

O Simbolo – A corda com os nós – os 3 nós menores representam os 3 grandes festivais do RS – ENART, FEGADAN e Vacaria – e o nó que junta todos, é o RECORDAN.

Além disso, teremos um troféu simbólico a todos que participarem, Troféu Pedro Darci, que tem o simbolismo de juntar o passado com o presente e o futuro, através de raízes fortes pelos mais antigos que passam de geração a geração para toda nossa cultura.

troféu pedro darci

CONVITE:

convite RECORDAN

Participe conosco deste festival, e venha dançar “Pelo prazer em dançar!”
Informações e regulamentos abaixo:

REGULAMENTO COMPLETO:

RECULUTA ORELHANA DA DANÇA TRADICIONAL GAÚCHA

“Pelo Prazer em dançar!”

OBJETIVO:

 Praticar a dança na sua essência, de maneira livre e que traga prazer, não se preocupando com regulamentos e concursos, porém respeitando e realizando a danças conforme sua pesquisa, buscando manter viva e ativa nossa arte para “devolver ao povo o que é do povo”. Este festival visa dançar pelo prazer da dança, sem avaliações, e sim o dançar no modo mais autêntico do gaúcho de todos os cantos do nosso país.

ACONTECERÁ NOS DIAS 14/09/2020 à 20/09/2020

INSCRIÇÃO:

 -A Inscrição do par acontecerá através do e-mail: grupodeestudosdt@gmail.com ou através do Telegram com Lucas Santos. Com nome completo do casal ou trio (para chote de duas damas), cidade e as danças que irá apresentar.

-Início da Inscrição: Dia 04/09/2020 até o dia 12/09/2020.

-O casal ou 1 integrante deve fazer parte do GRUPO DE ESTUDOS DT FALA AÍ PROFESSOR no telegram, ser seguidor no INSTAGRAM e estar inscrito no canal do YouTube FALA AÍ PROFESSOR.

FORMA DE APRESENTAÇÃO:

– A apresentação será no formato de VÍDEO gravado na horizontal.

– O par poderá se apresentar com som digital (pen drive ou cd) ou com o próprio musical.

– O par deve estar devidamente pilchado.

– Os vídeos não poderão ter fundo musical de abertura ou de encerramento, assim como, não poderá sofrer edição com imagens ou logos.

– Os vídeos deverão ser enviados para o e-mail grupodeestudosdt@gmail.com a partir do dia 04/09/2020 até o dia 12/09/2020 após a confirmação da inscrição.

– Os vídeos serão postados no FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE através do CANAL FALA AÍ PROFESSOR. Após o vídeo postado pelo CANAL FALA AÍ PROFESSOR poderá ser compartilhado.

– Os vídeos serão divulgados entre os dias 14/09/2020  à 20/09/2020.

– A apresentação deve ser feita por 1 PAR (Peão e Prenda) quando for danças de pares, e de 1 trio composto por um peão e duas prendas quando apresentar a dança do Chotes das Duas Damas.

– Os pares terão direito de escolha de 01 (uma) à 03 (três) danças devendo cada uma ser gravada em vídeos separados.

PREMIAÇÃO

Cada participante ganhará um troféu virtual e selo de participação do festival para postar nas suas redes sociais com a marca do Projeto Fala Aí Professor.

DANÇAS A SEREM ESCOLHIDAS

 Tirana do Lenço, Quero-mana, Chimarrita, Chotes Carreirinho, Rancheira Carreirinha, Tatú com Volta no Meio, Tatu de Castanholas, Chotes Inglês,

Chico Sapateado, Anú, Queromaninha, Chotes Sete Voltas, Chimarrita Balão, Tirana do Ombro, Valsa do Passeio, Sarrabalho, Chotes 7 Passos,

Vanerão Sapateado, Chotes de 4 Passi, Chotes Duas Damas, Maçanico, Havaneira Marcada, Sarna, Mazurca Galopeada, Pezinho, Mazurca Marcada, Balão Caído,

Graxaim, Chote Ponta e Taco, Mazurca de Carreirinha, Chorosa, Vinte e Quatro, Chote do Dedinho.

INSCREVA-SE NO CANAL FALA AÍ PROFESSOR, TORNE-SE MEMBRO DESTA COMUNIDADE E TENHA ACESSO À BENEFÍCIOS PARA ASSINANTES SOBRE NOSSAS DANÇAS TRADICIONAIS E CONHECIMENTO DA NOSSA CULTURA GAUCHA.

Link de acesso ao grupo de Estudos do Telegram. Acessa lá e te inscreve no RECORDAN. Vamos dançar pelo prazer em dancar.

👇👇👇👇👇👇👇👇

https://t.me/joinchat/QsN6lRm4j_YmLVVJGtACxg

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui