TUDO SOBRE PENTEADO DE PRENDA GAÚCHA

Penteado de Prenda desmistificado, descomplicado, simplificado.

Podemos dizer que somos especialistas quando o assunto é Penteado para Prenda Gaúcha. Claro que não sozinhos e nem pela nossa “habilidade” (na verdade falta de…), mas sim por termos convivido muito com quem realmente entende do assunto: Dionatan Nunes.

Com o apoio do Dionatan, que trabalha com Penteado de Prenda há 8 anos, e com base em uma grande pesquisa que fizemos coletando informações durante 6 meses sobre as maiores dificuldades que as Prendas possuem para realizar um penteado, conseguimos montar este material, no qual você verá:

  1. Resultado da Pesquisa
  2. Dicas para Lavar
  3. Dicas para Secar
  4. Dicas para Book/Topete
  5. Dicas para aplicação de Tranças
  6. Dicas para Coques
  7. Onde encontrar maiores informações
  8. Como empreender neste meio

penteado para prenda

RESULTADO DA PESQUISA

Para realização desta pesquisa que comentamos, buscando entender as maiores dificuldades das pessoas que gostariam de fazer Penteados para Prendas, criamos uma página bem simples, com uma pergunta bem direta:

Qual o maior problema que você encontra com Penteados de Prenda?

Simples e objetiva. Com essa base de respostas, direcionamos a criação de um material que falaremos a seguir (mas se quiser se antecipar, clique aqui), buscando ajudar principalmente todas as pessoas que responderam.

Foi mantido contato por um tempo com cada um dos respondentes, a fim de entender e aprofundar a dúvida.

Com o resultado em mãos, seguimos:

DICAS PARA LAVAR

Percebemos que uma das grandes dificuldades na realização de penteados de prendas foi a grande dúvida: como preparar o cabelo.

Muitas prendas perguntando se era melhor fazer com o cabelo limpo ou com o cabelo sujo (para ter uma maior consistência e fixação), se precisava passar algum produto em específico (shampoo, condicionadores, cremes…).

Então, desmistificando um pouco essa dúvida e de forma bem resumida, é importante sim LAVAR MUITO BEM o cabelo antes de qualquer penteado de prenda.

É fundamental inclusive que se dê pelo menos duas demãos de shampoo, para fazer uma limpeza profunda e também para dar brilho aos fios.

E o condicionador, é bom passar ou não? A resposta é NÃO. O condicionador pode ser o agente que ao entrar em contato com os fios, fará diminuir a textura, ou seja, quando for escovar ou fazer algum Penteado mais elaborado, o mesmo fique caindo.

Para saber mais sobre a melhor técnica para lavar, nosso curso poderá te ajudar.

penteado de prenda

DICAS PARA SECAR

Então, cabelo lavado e pronto para iniciar o Penteado? Nem pensar. É fundamental fazer a secagem completa e profunda. Como primeira dica, recomenda-se o uso de um protetor térmico, para proteger o cabelo do calor que ele irá receber.

O Dionatan, por exemplo, ao secar, prefere não desembaraçar o cabelo antes de começar a secar e sim durante a secagem.

O resultado esperado é buscar sempre que a raiz fique bem seca, para então, fazer um alinhamento total com a escova, principalmente nas pontas.  Essa dica funciona muito bem com meninas que possuam cabelos já lisos naturalmente, assim, não perderão textura fazendo uma escova desde o início.

Outra dica importante é separar posteriormente o cabelo em mechas e com uma escova redonda ir alinhando e polindo com o secador.

Para entender melhor como fazer a secagem ideal para iniciar um Penteado, recomendamos novamente que conheça o nosso Curso de Penteado de Prenda.

cabelo de prenda

DICAS PARA BOOK/TOPETE

Como a grande maioria dos Penteados utilizados tanto para grupos de danças tradicionais gaúchas, quanto para concorrentes individuais e também da Ciranda de Prendas, não tinha como o “Book” (ou Topete, ou ainda a variação para Moicano) ficar de fora das maiores dúvidas das prendas do Brasil.

As dúvidas foram as mais diversas: como fixar, como começar, como prender, como deixar liso... e por aí vai.

Então, a primeira dica é dividir a frente usando as linhas das sobrancelhas (o final delas no caso).

A segunda dica é depois de dividir, desfiar mecha a mecha, sempre ângulos. Esse desfiar tem o objetivo de criar volume.

A terceira dica é para deixar a mecha “limpa”. A forma mais prática é ter uma escova chamada de “Vassourinha”, onde você vai puxando o cabelo para trás em direção aos demais fios, e então somente depois prender.

Temos uma aula inteira em nosso Curso de Penteado para Prendas que trata de um penteado com a frente em Topete, e o restante todo preso.

topete de prenda

DICAS PARA APLICAÇÃO DE TRANÇAS

Por mais que as tranças possam ser mais simples de fazer (quando falamos da simples ou embutida, por exemplo), também foi uma dúvida bem recorrente, principalmente em como mesclar tranças junto a Penteados mais elaborados.

Entende-se que a trança seja uma forma mais simples de arrumar o cabelo, principalmente pela facilidade e pela possibilidade da própria prenda fazer, muito utilizado antigamente nas festas sociais.

Porém, é possível sim combinar a simplicidade das tranças a Penteados de Prendas mais elaborados.

CTG S.A.Powered by Rock Convert

Lembrando que além da trança simples e da embutida, é possível também fazer a trança grega e a escama de peixe por exemplo, como elementos de qualquer penteado.

A dica aqui sempre é entender o que o penteado quer passar. É para ser algo mais simples? Então não adianta combinar a trança com outros elementos mais modernos. É para ser algo mais no “meio-termo”? Então pode-se fazer um cabelo semi-preso, com um topete não tão alto e com algumas tranças de arremate na lateral e na traseira do cabelo.

Ensinamos as 4 tranças citadas e também como aplicar em alguns Penteados, também em nosso curso Penteado de Prenda Descomplicado.

trança de prenda

DICAS PARA COQUES

Outra dúvida que rondou bastante as respostas de nossa pesquisa foi: como fazer coques diferentes dos tradicionais.

Nesse caso, a regra é realmente ser criativo. A principal base de pesquisa para coques clássicos e também mais arrojados são penteados de noivas.

Combinando elementos mais simples, com técnicas para execução e fixação dos coques (principalmente pensando na necessidade de estar bem firme para dançar) é que se consegue chegar em grandes resultados.

Talvez seja um dos pontos mas difíceis, pois dependendo a variação, pode exigir a presença de algumas “ferramentas” de trabalhos para auxiliar.

Como falamos ainda no ponto anterior, é interessante unir técnicas com tranças, fazendo um misto entre os estilos.

penteado de prenda

ONDE ENCONTRAR MAIORES INFORMAÇÕES

Bom, neste artigo não nos aprofundamos o quanto é possível em cada tópico, visto que escrevendo não é tão simples quanto mostrando de fato. 

Para falar com propriedade de Penteados para Prendas, é necessário estar acompanhando em vídeos, com o passo a passo e a explicação do motivo de cada ponto.

Pensando nisso, como já citamos anteriormente em alguns pontos, lançamos ainda em 2018 o 1º Curso Online exclusivo para PENTEADOS DE PRENDAS, que chamamos de Penteado de Prenda DESCOMPLICADO.

São cerca de 150 alunos e alunas que já concluíram o curso e acredito terem realmente ficados satisfeitos com o resultados.

Pessoas do Brasil inteiro, provando que todo nosso país tem alguém cultuando a nossa tradição gaúcha.

Deixamos o convite para conhecer mais detalhes do nosso curso nos dois links abaixo:

ACESSAR PÁGINA DO PENTEADO DE PRENDA DESCOMPLICADO

ACESSAR PÁGINA DA BIBLIOTECA GAÚCHA (acervo digital com outros materiais também)

penteado para prenda

COMO EMPREENDER NESTE MEIO

Pode parecer exagero, mas é resposta é bem direta: SIM, é possível ganhar dinheiro com Penteados de Prendas.

O Dionatan, já faz isso com bastante frequência. Difícil é ter um rodeio em que ele não vá arrumar algum CTG do Estado (ou de fora, como alguns de Santa Catarina).

Talvez tu tenha pensado: “ah mas ele já é profissional, é mais fácil…“, sim com toda a certeza, mas quando ele começou ele não era nenhum profissional conhecido, mal profissional era aliás…

Muitas prendas que realizaram nosso curso estava iniciando a fazer os Penteados nos seus próprios CTGs ou ainda, começaram a arriscar mais depois que fizeram o curso.

Com isso, pouco a pouco puderam passar a cobrar, mesmo que bem mais barato que um já profissional, mas assim toda a sua Entidade saiu ganhando. Tudo é questão de prática e tempo.

Então se você não tem certeza se é possível empreender neste meio, fica bem sossegado e sossegada, que com um pouco de insistência no início, e sem medo e vergonha de arriscar, você com certeza vai crescer!

LEIA MAIS: BIBLIOTECA GAÚCHA É LANÇADA COMO PRIMEIRO ACERVO DE PRODUTOS DIGITAIS DO MEIO TRADICIONALISTA GAÚCHO.

CONCLUINDO…

Nada acontece por acaso. Você não vai começar a fazer penteados em prendas assim do nada. Precisa começar por algum lugar.

Se no teu CTG não tem ninguém que saiba ou possa ensinar, é necessário buscar este conhecimento em algum lugar.

Foi por isso que pensamos em todo este material.

Espero que seja realmente útil para você!

A e para encerrar, um pequeno vídeo do nosso curso.

Abração.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × 3 =