Buenas indiada, firme?
“A dança folclórica, assim como as demais manifestações de cultura tradicional, nada mais é, do que o resultado de uma seleção espontânea do coletivo do povo, que adquire a função de preservação folclórica e tradicional, ganhando características que transcendem a ela própria, deixando de ser uma forma simples de representação para se tornar elemento de perpetuação.”
O Bailar Biriva teve características únicas e peculiares.
Muito já falamos sobre em outros posts sobre o assunto, abordando de forma geral o assunto.
O interessante é que desde o ano passado, existe um livro (em formato físico) sendo vendido, de autoria de Cristiano Barbosa, sobre este bailar.
Poucas semanas atrás, iniciou-se também a venda do E-BOOK, o que para nós, facilita DEMAIS o aprendizado, e já contamos sobre NESTE POST.
A leitura desta obra traz além de conhecimentos já externados por Paixão Côrtes em seus livros, todos os detalhes de cada dança.
Explica, por assim dizer, o passo-a-passo de TODAS as Danças Birivas: Chula, Dança dos Facões, Fandango Sapateado e Chico do Porrete, com ilustrações das figuras e música.
Para quem já dança em algum Grupo e tem vontade de se aprofundar no assunto, vale muito esta leitura!
E para quem quer iniciar nessa lida para poder fazer uma baita integração nos rodeios de todo o estado, a leitura é FUNDAMENTAL.
Deixamos abaixo um pouco do que tu vais encontrar nele, e se for de interesse, pode consultar mais informações clicando no Link abaixo:
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRO