Foto: Estampa da Tradição
“Tchê, que tal dançar um Tatu com volta no meio? Mas quem foi esse Tatu? Desde quando tatu é dança e não bicho? A história do tatu tem um fim, ou ele só se quebrou a vida inteira? E como termina afinal?”
Dançar o Tatu com Volta no Meio é algo que se aprende desde Mirim. Seja com um sapateio básico e um sarandeio muito simples, ou até com evoluções muito complexas (ninjas!). Tempo vem e tempo vai, e duvido que exista algum rodeio que pelo menos um CTG não dance um Tatu. Porém é uma dança um tanto comum não pela facilidade, e sim por sua beleza e prazer de quem dança.
Foto: Divulgação Facebook
“O Tatu era uma das cantigas do fandango gaúcho (entremeadas de sapateado). Como acentuou Augusto Meyer, -“o tatu é o mais longo e sem dúvida o mais importante dos nossos cantos populares.” Colhemos em nossas investigações entre os campeiros rio-grandenses, nada menos que 109 quadrinhas, que nos contam a vida “caipora” do Tatu – personagem meio-gente, meio-bicho, símbolo do pobre-diabo sempre atraiçoado pela sorte.” (CÔRTES; LESSA; 1961, p.115)
Primeira reflexão: MAS TCHÊ, 109 QUADRINHAS E NOS RODEIOS SÓ ESCUTO AS MESMAS?! No mínimo estranho. A tudo bem, alguns vão pensar “ah mas o ENART limita a pesquisa nos livros X e Y, e não sei o que.” Desculpas não vem ao caso, a verdade é que só são cantadas umas 10 e olhe lá, tendo 109. Cultura se perdendo aos poucos…
Foto: Estampa da Tradição
Segunda reflexão: Parando para pensar, te falo em um bicho sofrido, bah! Citando apenas algumas quadrinhas, podemos entender bem:
“Tatua, minha tatua,
Acuda, senão eu morro!
Venho todo lastimado
Das dentadas de um cachorro.”
“E logo desceu pra baixo,
Mui triste da sua vida,
Com a casca toda riscada,
De orelha murcha, caída.”
“Até chegar nesta idade,
Remédio nunca tomei;
Tatua, estou mui doente,
Faz remédio, eu tomarei.”
Fonte: Augusto Meyer, Cancioneiro Gaúcho
Foto: Estampa da Tradição
O Tatu em sua origem, era apenas uma dança legítima do fandango, onde os sapateados eram apenas com os pares soltos, porém com o tempo e a evolução da mesma, foi introduzido a figura da “Volta-no-Meio”(movimento que aos poucos foi difundido no Brasil), e dessa junção nasce o Tatu com Volta no Meio.
Reforçando o que falei no primeiro parágrafo, “No que respeita a parte sapateada, o Tatu é a dança gaúcha que maior liberdade oferece aos dançarinos. Assim sendo, eles podem abrilhantar seus passos com os mais diversos “floreios”, de acordo com a habilidade de cada um.” (CÔRTES; LESSA; 1961, p.115)
Foto: TV Tradição
A dança basicamente consiste em duas figuras. A primeira figura, os dois dançarinos do par realizam uma volta inteira, realizando sapateio e sarandeio, soltos uns dos outros. Após a primeira meia-volta e fim da primeira quadrinha, param e realizam um cumprimento. Depois retomam o sapateio e o sarandeio até retornarem a posição inicial.
A segunda figura é a realização da volta-no-meio. “Enquanto o homem executa um bate-pé no mesmo lugar (alternando um pé e outro, e assim acompanhando a música), a mulher executa quatro giros, de uma volta completa, em torno de si própria: dois pela esquerda, e dois pela direita alternadamente” (CÔRTES; LESSA; 1961, p.117)
Foto: Divulçação Facebook
OBS: Na sequência da dança, notam-se variedades entre a dança no ENART e a dança no estilo Campeiro. No ENART existe a figura “variante” onde normalmente os pares realizam valsados pelo salão, podendo executar diversas figuras, com sapateios ou não.
“Mas e a história tem um fim ou não tchê?” A resposta é SIM!
“Ela deu folhas de umbu
Com raiz de pessegueiro,
Mas, coitado do Tatu,
Morreu inda mais ligeiro!”
“A tatua e os tatuzinho
Puseram-se a cavoucar,
Pra fazer a funda cova,
Pra o seu tatu enterrar.”
“A tatua está viúva,
O seu tatu já morreu;
Ela agora quer marido
Travesso, como era o seu.”
“E, se algum dos meus senhores
Quer ser tatu preferido,
A tatua está viúva;
É só fazer seu pedido…”
Fonte: Augusto Meyer, Cancioneiro Gaúcho
Gostou de saber um pouco mais sobre o Tatu com Volta no Meio? Não quer perder nada sobre as próximas danças que vamos contar? Então curte a nossa fan page no Facebook, compartilha com teus amigos e marca nos comentários os melhores (e piores!) dançadores de Tatu do teu CTG. Um forte quebra costela e hasta luego!
#Tatu #VoltanoMeio #Sapateio #Paixão #Barbosa #Dança #Gaúcha
que legal eu fasso em cambara curso de dança gaucha eu amei esse tatu de castanholas