“Mas Paixão, qual a origem da palavra gaúcho? Quem começou com essa história? De onde surgiu? Somos mesmo gaúchos, ou gauchos, ou gahuchos? E porquê não Rio-grandenses?”

Buenas! Hoje se fala muito em nós gaúchos! Seja por esportistas famosos (Ronaldinho Gaúcho), ou então a top model do mundo (Gisele Bündchen), ou por piadinhas vindas dos outros estados, ou quem sabe como aquele povo do sul que passa frio todo o ano, ou pelas pessoas do sul do país que usam aquelas calças largas, lenços no pescoço e chapéus. Seja lá o porquê, todos sabemos que Gaúcho é a pessoa que nasce no Rio Grande do Sul. Essa é a definição teórica e correta para os dias de hoje. Nasceu aqui no RS, é gaúcho. Ponto. Agora se vive ou não as tradições, se toma chimarrão, usa pilcha e etc, aí já é uma outra história. Mas fomos gaúchos desde sempre?

Foto: Tadeu Vilani

O intuito desse texto é apontar algumas referências que Paixão Côrtes fez durante seus estudos, das possíveis origens etimológicas da palavra gaúcho. Claramente poderá ver que não eramos gaúchos lutando na Revolução Farroupilha, e sim eramos… Lê aqui embaixo que tu vai ver chê!

“Inicialmente é bom que se diga que os revoltosos da Revolução Farroupilha eram rio-grandenses, especialmente. Pelo menos do nosso conhecimento não encontramos documentação, jornais e nem mesmo na proclamação da “República de Piratini”, há referências ao nome de gaúchos, especialmente. É bem possível que muitos gaúchos tenham peleado a favor dos Imperiais, ou contra estes, do lado dos farrapos…” (CÔRTES, PAIXÃO, 1981)

Ou seja, não é desde sempre que quem nasce aqui, é conhecido e chamado de gaúcho, e sim no passado éramos exclusivamente Rio-Grandenses. Que também é um baita de um título para ser chamado, hein chê!?

E para completar: “A palavra gaúcho, usada representativamente para designar ou servir também de sinônimo de Rio-Grandense, parece que começa a ter validade depois da metade do século XIX. Nem Nicolau Dreyes (1817/38), nem o dicionarista Coruja (1851) identificam o gaúcho como rio-grandense. Pelo contrário, o diferenciam perfeitamente. Na própria Revolução Farroupilha, com duração de 10 anos, não encontramos através da imprensa, (coleção de jornais), ou da Constituição da República revolucionária qualquer referência à palavra ou à figura do gaúcho. Nosso alerta é a certos tradicionalistas que apelam frequentemente para os “gaúchos de 35” procurando simbolizar os rio-grandenses de 1835. (…) A palavra gaúcho, usada para designar o rio-grandense começa a ter essa acepção a partir da metade do século XIX.”(CÔRTES, PAIXÃO, 1979)

Gaúcho Chileno

Fonte desconhecida

Paixão também cita, que a primeira literatura que trouxe a palavra gaúcho, foi em 1851, e definia como “índio do campo, sem domicílio certo”.

A referência mais aceita é o estudo realizado pelo uruguaio Fernando Assunção, no seu livro “El Gaucho” de 1963. O próprio autor, encontrou a primeira escrita da palavra gaúcho (gaucho em espanhol) em documento que data 23/10/1771. Isso mesmo, 1771!!! Em sua obra, Fernando Assunção destacou cerca de 30 possíveis origens, onde algumas cito abaixo:

Guasso – denominação dada ao campesino chileno. Da forma guasucho.

CTG S.A.Powered by Rock Convert

Gatucho – é a primeira pessoa do presento do indicativo do verde gaudere; ter gosto pela liberdade;

Gaudério – teria se originado de gaudeo, nome atribuído aos homens da banda Oriental;

Galucho – recruta em português;

Garrucho – portador de garrucha, homem que usava aquela meia-lua de metal na extremidade de uma vara de madeira, com que desgarronavam (cortar o garrão) dos animais, no período da “Courama”;

Gahucho – pronúncia de garrucho, no linguajar tupí ou guaraní;

Gaúchos platinos

Fonte desconhecida

Tchê, da pra ver que existiam muitas palavras parecidas. Algum dia, alguém, decidiu chamar de gaúcho/gaucho, escreveu com uma adaga no chão, e aí pegou. Com certeza foi assim. Não tive lá para saber, mas deve ter sido.

Claro que a questão é muito complexa, e não se sabe exatamente quando surgiu, mas devemos muito aos grandes historiadores que descreveram em grandes detalhes a origem de como todos nós, nascidos no Rio Grande do Sul somos chamados. Sim, somos os GAÚCHOS!

Então, se tu gostou de saber um pouco mais do porque somos chamados de Gaúchos, não deixa de divulgar pros teus amigos aí na roda, ou pelo menos comentar sobre o assunto. Não esquece de curtir nossa página do Facebook, e compartilhar, comentar e etc, que ajuda a todos os gaúchos a saberem um pouco mais da nossa terra. Forte Abraço!

#Gaúcho #PaixãoCôrtes #Origem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui