Buenas moçada, que passa?

A dança tradicional gaúcha que vamos contar um pouco mais de detalhes hoje é a famosa e muito conhecida dança do Chotes de Duas Damas. Uma dança que tornou-se uma variante do chotes gaúcho, a qual traremos algumas referências que o Sr. Paixão Côrtes juntamente com o Sr. Babosa Lessa recolheram durante suas pesquisas.

Então puxa o banco, e CONTINUA LENDO, que com certeza tu sairás satisfeito. Temos até alguns vídeos no meio do caminho para dar uma retratada no que estamos trazendo che!

Chote de duas Damas

Foto: Estampa da Tradição Fotografia

Bueno, as informações abaixo foram retiradas dos livros: Manual de Danças Gaúchas de Paixão Côrtes e Barbosa Lessa e Danças Tradicionais Gaúchas – 4ª edição do MTG.

“Dentre as diversas variantes que o chotes apresenta, no ambiente gauchesco do Rio Grande do Sul, existe uma bastante curiosa, e que se presta mesmo a estudos bem profundos, visto que – no caso em foco – cada homem dança com duas mulheres. Esta modalidade coreográfica é realmente excepcional, não só no meio rio-grandense como no meio universal. Não sabemos por que milagre veio surgir entre os gaúchos o “chotes de duas damas”. Influência dos platinos, através do “palito”? Ou influência dos imigrantes alemães, numa reminiscência das antigas danças germânicas desse gênero?”

Fica claro o espanto do Paixão e o Lessa ao coletarem informações sobre essa dança, pois nenhuma outra ocorria este fato curioso, de um único homem ter duas mulheres para dançar junto. Fomos buscar mais informações, e encontramos o vídeo abaixo da Dança Tradicional do Folclore Argentino chamada Palito, a qual os autores fizeram referência, então da uma olhada abaixo:

Que tal essa? Pode ser realmente que tenham visto nossos hermanos dançando, e resolveram testar no chote, vai saber né che!!

A dança em si, não é das mais simples mas também não traz grandes dificuldades.

CTG S.A.Powered by Rock Convert

É principalmente marcada por um chotes fundamental, em que os três dançarinos iniciam com o pé esquerdo avançando 3 passos e realizam uma pausa no ar, onde com o mesmo pé retornam a posição inicial, para então novamente realizar o avanço e marcar três vezes no lugar.

Após a realização, cada figura é distinta uma da outra, sendo elas chamadas de: Figura do Oito, “Balance” das Prendas, Balance, Troca de Lugares e “S” final.

Para ficar mais fácil de entender, nada melhor do que ver na prática não é? Então da uma olhada nos dois vídeos abaixo, sendo um do FEGADAN e um do ENART e vê se não é uma baita dança!

Agora que tu viu, nós temos que concordar que é uma barbadinha pra se perder se o gaúcho tiver meio dormindo e dançando né che? Vai pra cá, vai pra lá, passa por baixo, passa por cima, vai pra esquerda, pra direita, pro meio, pra diagonal, mortal de costa, pé na lua… Tá loco che!

Uma característica das mais importantes e que vale salientar muito bem é a diferença nas músicas. Cada grupo pode colocar o Chotes que quiser, sem problema nenhum, e aí vale da criatividade e competência de cada grupo e cada musical, o que acabam proporcionando um show a parte a cada apresentação!

Então moçada, o que acharam? Deu para aprender um pouco mais? Se tu gostou, não esquece de COMPARTILHAR lá no nosso FACEBOOK que assim tu nos da uma baita força!

Nos segue também no INSTAGRAM e no TWITTER.

Não esquece de dar aquela passada na LOJA BUENAS che!

Forte abraço!

#Chote #DANÇA #PaixãoCôrtes #BarbosaLessa #Argentina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui