6 PRATOS TÍPICOS DA CULINÁRIA GAÚCHA (COM RECEITAS!)

Buenas moçada!

Comer é bom. Comer é uma das melhores coisas aliás.

E é graças a esta tão boa ação que fizemos todos os dias com nosso corpo, que resolvemos selecionar alguns pratos típicos da culinária gaúcha. Pegamos uma força com o pessoal da revista Sabores do Sul.

Então presta atenção nas linhas abaixo, que com certeza tu vai ficar com água na boca!

1 – CHURRASCO

A origem do prato é desconhecida, porém, muitos atribuem aos países dos pampas do Sul da América Latina: Argentina, Uruguai e Brasil (mais especificamente, no próprio Rio Grande do Sul). Foi nestes locais que os chamados gaúchos tornaram o prato conhecido e típico.

Dicas para um churrasco perfeito? Clique aqui

2 – ARROZ DE CARRETEIRO

Popularmente conhecido como “Carreteiro”, é um dos mais populares pratos do Rio Grande do Sul. O prato surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois coziam, em panela de ferro, uma mistura de charque picada com arroz. A forma de preparar continua basicamente a mesma até hoje.

Pega a sobra do churrasco e da uma olhada na receita clicando aqui.

3 – TAINHA NA TAQUARA

A região litorânea do Estado também tem pratos que ilustram o cardápio de comidas típicas. A tainha na taquara é mais popular no litoral sul e na região do lago Guaíba e suas ilhas, como a ilha da Pintada. O prato constitui-se de uma tainha – ou anchova – assada sobre a lenha em brasa presa a um espeto feito de bambu-taquara. Também é o prato típico mais vendido durante a Festa do Mar, realizada de dois em dois anos na cidade de Rio Grande.

Da um jeito na taquara, e pega a receita aqui.

Tainha na taquara

4 – MATAMBRE RECHEADO

Mais um prato feito a base de carne é o matambre recheado. Típico do Rio Grande do Sul e de países vizinhos, como Uruguai, Argentina e Paraguai. O matambre recheado é feito com a carne de mesmo nome, com o recheio de salsa picada, fatias de cenoura, pimenta e pimentão moído, ovos cozidos duros e condimentado com um pouco de azeite e sal.

Receita? Aqui.

5 – ESPINHAÇO DE OVELHA COM AIPIM

Dessa vez a carne é a de ovelha. O espinhaço é uma parte da ovelha que vai do pescoço ao lombo e, normalmente, é dividido em pedaços (nacos, ripas) para ser consumido. Esse corte é conhecido por ser extremamente macio.

Já carneou a ovelha? Então clique aqui para receita.

Espinhaço de ovelha

6 – PAÇOCA DE PINHÃO COM CARNE ASSADA

A Paçoca de Pinhão é um dos pratos típicos gaudérios que fogem um pouco da culinária convencional, mas sem perder a praticidade do preparo. A receita era feita pelos índios do sul que caminhavam longas distâncias e precisavam de energia.

Já foi roubar uns pinhão do vizinho? Então a receita é aqui ó.

Não sei tu che, mas eu fiquei com uma baita fome com este post!!!

Então bueno, se gostou, COMPARTILHA lá no nosso FACEBOOK, e não esquece de nos seguir no INSTAGRAM e no TWITTER.

E outra baita dica é tu conheceres a LOJA BUENAS, onde tu encontras um monte de estampa que só quem vive as nossas tradições compreende, foram feitas pra ti che!

#Comida #Tradição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui