Buenas indiada, que tal?

Che, tu nem acredita, mas a gauchada lá de Santa Catarina está vindo a galope falar com a gente, e é cada história que deusolivre!!

Dessa vez a Débora, lá do GAC Ilha Xucra que fez o contato contando um pouco mais sobre essa gauchada! Pra quem não conhece, são lá da capital do estado, Florianópolis!!

GAC Ilha Xucra

O Ilha Xucra foi fundado em 1991, por um grupo de amigos que resolveu se juntar mais pra ter um grupo véio gaúcho só de fandango, e se chamava Grupo da Amizade. Pouco a pouco foram vendo que as tal das Danças Tradicionais também tinham um charme, e se bandearam! Foi então que a história começou a ficar marcada por esta baita entidade!!

Dança Gaúcha em Florianópolis

Che, eu nunca vou me esquecer quando em 2012 lá no palco sagrado da Vacaria, subiu aquela gauchada de SC pra dançar o Pau de Fitas. Aí tu te pergunta: sim, mas uma monteira de grupo já dançou o Pau de Fitas, o que tem de tão bom nisso?

AÍ QUE VEM O AUGE DA HISTÓRIA: OS NEGO VÉIO BOTARAM DOOOOIS PAU DE FITAS NO PALCO!!!! VAI, TENTA MONTAR A IMAGEM NA CABEÇA NEGO VÉIO!!!!

E foi bem o que a Débora nos contou, que um dos marcos do Ilha Xucra foi essa Vacaria, onde ficaram em 4º lugar, mas a sensação do que eles fizeram foi com certeza de campeões do rodeio. E eu até hoje achando que só eu tinha me empolgado com aquilo…

GAC Ilha Xucra Vacaria

O Ilha Xucra ainda tem a invernada Veterana, que aí sim te digo, são Veterano de verdade. Pra ter ideia, o patrão da entidade, Sr. Armando Fiuza, tem (só…) 72 anos, e DANÇA! Pensa o espetáculo de ver isso!!

No total, entre mirim, juvenil, adulta e veterana, são cerca de 110 participantes, fora todo o entorno (pais, parentes, amigos…)

Armando Fiuza

E para encerrar, vou deixar as palavras que a Débora nos enviou, porque nada mais sincero do que as palavras de quem vive o dia-a-dia da entidade:

“O ilha xucra é isso, quase uma religião. Um amor incondicional! Somente quem passa por aqui, sente a energia deixada pelo nossos antepassados, que iniciaram essa história onde a amizade era o sustento. O Ilha xucra é isso… é amor, é devoção, é coração!”

“O tempo não te perturba, tua essência segue ainda pura, hoje e sempre, ILHA XUCRA!”

E então moçada, espero que tenham gostado, é simples mas é de coração aberto!

Já temos onde comer um churrasco no próximo verão!

Forte abraço a todos integrantes, e mais uma vez pedimos que o pessoal de SC ajude a compartilhar essas histórias lá no nosso FACEBOOK, pois enaltece cada vez mais o trabalho das entidades, e pouca gente aqui do RS sabe o quanto lutam diariamente para isso.

E não esquece de visitar a LOJA BUENAS, que tá sempre flor de especial!!

#Florianópolis #SC #CTG

CTG S.A.Powered by Rock Convert

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui