Buenas gauchada, como vai a lida?

Que tal hein? Nosso projeto de apresentar os CTGs de Santa Catarina está indo cada vez mais longe, onde já passamos pelo Paraná e agora chegamos em Goiás!! Que espetáculo!

Dessa vez quem fez contato conosco foi a Andrea Escorsin, e nos contou um pouquinho da história do pessoal lá das bandas de Goiás!

Não posso deixar de comentar que ficamos muito felizes, principalmente pelo fato do meu avô (eu, Guilherme no caso) mora em Jataí, que é pertinho lá de Rio Verde, então…

Da uma olhada no que a Andrea nos contou:

“O CTG Querência de Rio Verde foi fundado em 30 de outubro de 1988, por gaúchos que vieram com suas famílias para residir em Rio Verde (GO) e que com o sentimento de saudade de onde nasceram, fundaram um local onde pudessem reunir os conterrâneos para reviver suas tradições e divulgá-las para os goianos.

Durante o ano, o CTG Querência de Rio Verde realiza inúmeros eventos, aquerenciando gaúchos e simpatizantes de Rio verde e regiões próximas a sede. Hoje o CTG mantem as invernadas de danças tradicionais com aulas semanais e também possui o departamento de esportes, onde são realizadas as copas e ministrado aula de futebol para a gurizada.

O CTG também possui o único grupo BIRIVA do Planalto Central tudo isso organizado pelas Diretorias Artística, Cultural e Desportiva.

Em nossa sede está o mais velho gaiteiro do Planalto Central….. mais de 40 anos de gaita e mais de 25 anos em nosso CTG……. Xirú, bagual e além de tudo com um baita coração…. Bah!…. Sr. José Orlando… muito carinhosamente chamado por todos de Tio Gaita.

ctg saPowered by Rock Convert

Firmados no lema “Tradição e Cultura” acreditamos nesta Cultura e nesta Tradição, referenciamos nossos antepassados e reafirmamos que seus costumes devem ser mantidos, pois sempre foram exemplo de união familiar, de cuidados com os filhos, de amor a terra, hospitalidade e de cooperação entre os seus.

Não é fácil mantermos ativo este CTG, ainda mais longe do berço de nosso tradicionalismo e com várias culturas diferentes em nossa cidade, mas acreditamos que é muito importante ver nossos filhos crescerem em um ambiente sadio formado pelas diversas gerações de nossas famílias, dentro de padrões que julgamos corretos para o cidadão viver em sociedade,e continuar a propagar a Cultura e a Tradição que nos fez crescer com alegria, responsabilidade e dignidade.”

Sinceramente, eu não consegui alterar em nada esse texto, porque tudo se encaixou de forma perfeita!

O fato de terem o único grupo Biriva lá daquelas bandas já é um sinal de respeito, porque já não é muito fácil juntar grupos Birivas aqui pelo RS, imagina lá em Goiás!!

Mas pessoal do Querência de Rio Verde, fica o nosso abraço, quem sabe mais pessoas tenham vontade de dançar e não sabiam onde aí pelas voltas, então espero que ajude!

Muito obrigado por compartilhar com nós a história de vocês!

Não esqueçam de compartilhar lá no nosso FACEBOOK e assim ajudar essa indiada de Goiás a achar mais gente para dançar!

E da uma passadita rápida lá na LOJA BUENAS, quem sabe tu encontre alguma camiseta que te agrade e assim leve o RIO GRANDE por todos os cantos!

Abração pessoal!

#Goiás #CTG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui