Buenas gauchada, que tal?

Alguns amigos me perguntam indicações de livros de tradição, guerras, histórias, ficção, romance etc etc etc… que tenham como pano de fundo a nossa Cultura Gaúcha.

Resolvi juntar 3 obras (que na verdade são 4 livros), que li no ano passado e que ainda lembro da história (mais ou menos) para que tu mergulhe neste ano.

Detalhe: NÃO SÃO DIFÍCEIS DE ENCONTRAR NOS SEBOS ONLINE POR AÍ!

Então lá vai:

1 – Os Guaxos – Luiz Carlos Barbosa Lessa

Basicamente, conta a história de um nego véio, o Zacarias, que cansou da vida de gaúcho livre, errante, para um gaúcho que finca raiz e resolve fazer família.

Este livro é uma grande crítica, pois além de citar todos os mitos do Gaúcho “centauro das coxilhas”, critica a sociedade machista, preconceituosa com os negros e inclusive denuncia as agressões sofridas pelas mulheres. Porém, não deixa de destacar as qualidades da cultura gaúcha e da vida do campo, andando sempre na linha tênue entre um e outro.

2 – O Tempo e o Vento – Continente I e II – Erico Veríssimo

Falar de “O Tempo e o Vento” talvez seja a maior barbada de todas. A obra de Érico Veríssimo é famosa no Brasil todo, pois foi mini série e inclusive filme.

Porém, para quem gostou do filme onde o Capitão Rodrigo foi o Tiago Lacerda recentemente, PRECISA ler os dois primeiros livros da Saga.

Além de ser uma baita aula de história, pois os personagens fictícios convivem com personagens reais da história.

Nessa primeira saga, o romance inicia desde o tempo das Reduções Jesuíticas, e conclui na Revolução Federalista de 1893, explicando os motivos das guerras (seja a Revolução Farroupilha, Guerra do Paraguai e Revolução Federalista).

Vale DEMAIS a leitura!

3 – Concerto Campestre – Luiz Antônio de Assis Brasil

Esse romance é sensacional! Ocorre todo o tempo em uma estância do interior gaúcho no século XIX.

Resumidamente, o dono da Estância monta uma banda de música, onde pouco a pouco vai crescendo e ficando conhecida.

A trama se envolve em torno do Maestro da Banda e sua relação com a filha do Estancieiro, onde passa por diversos momentos de um grande drama, onde o final é pouco esperado, diferente das novelas tradicionais.

Che, esse livro é LOUCO DEMAIS!

SENSACIONAL!

Concerto Campestre

Por hoje é isso, e se gostaram deste tipo de texto, comentem lá no nosso FACEBOOK neste post, para que continuemos falando sobre as literaturas que estamos consumindo haha

Mas já dou a dica: BARBOSA LESSA É O PAI DE TODOS.

Não esqueçam também de dar uma passada na LOJA BUENAS, que tem uma novidade gaúchas umas quantas vezes!

#Livros

CTG S.A.Powered by Rock Convert

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui