Evento ocorre dos dias 30/11 a 02/12, na cidade de Cascavel, no Paraná!

O FEPART (Festival Paranaense de Arte e Tradição), é promovido pelo CTG Estância Colorada de Cascavel, com apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná, e abrange todas as modalidades individuais e também de grupo.

Na modalidade Danças Tradicionais Gaúchas, todas as categorias são divididas entre Força A e Força B, diferente aqui do ENART no Rio Grande do Sul, onde só existe a modalidade Força B na categoria Adulta.

O Regulamento também é diferente, principalmente no que diz respeito a forma de classificação para a semi-final do FEPART. Os grupos participam de um Circuito ao longo de todo o ano, onde cada CTG precisa dançar em pelo menos 2 etapas, para que, conforme a média de sua pontuação, possa estar classificado ou não.

Na edição 2018 as etapas foram em: Foz do Iguaçu, Irati, Pontal do Paraná, Planalto e Toledo.

A semi-final acontece na sexta e no sábado, e a grande final no domingo. Em média, passam 6 grupos em cada categoria, dependendo o número de inscritos.

Existem alguns outros detalhes pontuais que diferem também, como a necessidade dos primeiros colocados da Força B dançar no ano seguinte pela Força A, para evitar que fique “desparelha” a coisa.

Quanto as Danças Tradicionais apresentadas também existe uma diferença. Além dos blocos tradicionais, separados em Rodas, Pares Independentes e Filas, existe o bloco das Danças “Inéditas”, que segundo o Regulamento Oficial, a cada Congresso Técnico são definidas 4 Danças. Essas danças, no último FEPART, foram danças utilizadas pelos grupos Campeiros/Vacaria/FEGADAN, como Vanerão Sapateado, Tirana do Ombro, Valsa da Mão Trocada…

O Manual oficial a ser seguido é o de Danças Tradicionais Gaúchas do MTG-RS, na sua última edição, e também são apresentadas Coreografias de Entrada e Retirada por todas as modalidades.

No Regulamento do FEPART também constam as observações referente ao Concurso de Danças Birivas, com manual a ser seguido de João Carlos Paixão Côrtes, porém o concurso só sai se houverem no mínimo 3 grupos inscritos.

O FEPART possui todos os concursos individuais de música também, com intérpretes, gaitas, trovas e etc…

Para a edição de 2018 estão previstos cerca de 90 grupos de danças entre toda as modalidades.

#FEPART #ENART

CTG S.A.Powered by Rock Convert

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui