ENART E FEGADAN 2020: SERÁ QUE SAEM?

ENART e FEGADAN
ctg saPowered by Rock Convert

Em função da pandemia do COVID-19 muitas dúvidas estão no ar sobre a realização do ENART e FEGADAN 2020.

Assunto sério e que com certeza já está gerando grande preocupação em todo o Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Por enquanto, não se tem uma estimativa exata de quando a pandemia pode realmente frear aqui no Brasil, principalmente aqui no Rio Grande do Sul em função do nosso clima, que teoricamente é mais propício para a propagação em função do frio (mais frio = mais ambientes fechados e maior possibilidade de propagação).

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que os casos devem crescer até Junho, com desaceleração apenas entre Agosto e Setembro.

Então as Entidades que estão divulgando Bailes e Eventos para Junho, Julho e Agosto, deveriam no mínimo estar preocupadas com a possibilidade também de cancelamento. Ah, a própria Semana Farroupilha pode estar sujeita a cancelamento.

O Jornalista Giovani Grizotti publicou no seu Facebook também sobre o tema, e citou que “nos Estados Unidos, onde a pandemia chegou dois meses antes que no Brasil, a maratona de Boston, adiada para 14 de setembro, pode sofrer nova remarcação. Preparemo-nos.”

Com isso, sabemos que as Inter-Regionais do ENART já não poderiam ocorrer, caso se mantenham os decretos proibindo aglomerações de pessoas.

Uma saída, seria por exemplo, realizar todas as Inter-Regionais no mês de Outubro por exemplo, porém se torna praticamente impossível. Além de que, Outubro é o mês de realização do FEGADAN.

Fora isso ainda, como as Entidades Tradicionalistas farão para se manter, visto que muitas possuem contas fixas altas que permanecerão, porém não poderão fazer eventos para arrecar.

Realmente o momento está ficando cada vez mais preocupante e as Entidades precisarão se reinventar por um período de tempo ainda indeterminado.

Como o MTG está se planejando para uma possível situação crítica como esta?

Durante live ontem do Vice-Presidente Administrativo e de Finanças do MTG, César Oliveira, algumas medidas foram citadas, como:

“O primeiro assunto a ser enfrentado é a possibilidade de parcelamento das anuidades. Para o ano 2020, a orientação aos patrões é que enviem um documento ao MTG manifestando o o desejo de realizar a quitação em até seis parcelas.”

“Em outra frente, nossa equipe estará dando assistência sobre os editais que que serão lançados pela secretaria de Cultura do estado. (…) Serão 30 projetos contemplados por este edital específico. Cada oficina receberá R$ 5 mil. Saiba como essas oficinas vão funcionar.”

LINK DE ACESSO LIVE COMPLETA.

Entramos em contato também com o Vice-Presidente Artístico do MTG, Valmir Böhmer, e fizemos a seguinte pergunta:

Como o MTG está se planejando para uma possível proibição de todos os eventos públicos até no mínimo o mês de Setembro, como já está sendo levantada a possibilidade pela mídia?

“Não descartamos nenhuma possibilidade. As competições tiveram uma relevante participação na expansão e propagação do movimento, cumprindo com alguns dos preceitos que determina a Carta de Princípios, contudo, o movimento nunca teve a competição por finalidade e sim por meio. Assim, não se descarta a possibilidade de, dentro e quando possível, ser realizado um festival de encerramento do ano onde todas as entidades apresentem seus trabalhos na condição de mostrar artística, visando preservar nossas tradições e comemorar a superação de um ano tão difícil.” 

Bueno, então é isso, o MTG já está realmente pensando sobre o tema. Agora basta de nossa parte esperar, nos prevenirmos ao máximo e aguardarmos as recomendações das autoridades.

Abraço moçada!

LEIA MAIS: 2 TÉCNICAS PARA MANTER A MOTIVAÇÃO NO CTG DURANTE O ISOLAMENTO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui