Painel aconteceu no dia 20 de Abril e contou com a participação de cerca de 100 tradicionalistas.
Após o MTG DIVULGAR NOVO ENART PARA MIRIM E JUVENIL, a comissão realizou na cidade de Soledade, no CTG Marciano Brum, o painel técnico referente ao novo evento criado.
Não estivemos presentes, porém ao conversar com alguns tradicionalistas as impressões principais foram:
01 – As avaliações possivelmente não serão por quesito, onde todos avaliadores avaliação tudo, permitindo que a dança seja valorizada acima da avaliação e que os detalhes atuais, que tanto tem prejudicado os grupos, sejam desconsiderados. A ideia é facilitar o em dançar.
Contraponto: os avaliadores e instrutores estão preparados para isso? Irão apoiar?
02 – As mirins serão avaliadas em todas as danças como contradança (vivo, alegre e descontraído), para deixar criança ser criança.
Contraponto: danças com clima e música mais amenas, não compatíveis com a alegria da contradança, também será exigido que as crianças se “animem”? Ou isso será apenas uma possibilidade para os grupos usarem se quiserem?
03 – Presidente reforçou a tese de que não entende porque Paixão Cortes se afastou tanto do tradicionalismo institucionalizado, lembrando que tantos e tantos grupos homenageiam a sua figura, mas, ao mesmo tempo, não usam de suas pesquisas para a dança, às vezes dançando até o oposto do que ele prega.
Abaixo deixamos os materiais do PAINEL, onde é possível fazer o download de todos eles ao clicar em cada um de seus links: