A IMPORTÂNCIA DAS RAÍZES CULTURAIS PARA IDENTIDADE CULTURAL DO INDIVÍDUO – PARTE 1

Grupo Adulto do ACTG Cancela do Imigrante -Antônio Prado

A cultura é uma expressão da construção humana, ela é construída através do diálogo entre as pessoas no dia a dia.

Nessa interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas. A construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural.

É possível dizer que não se vive do passado, se vive do presente e do futuro. Porém, para se compreender as transformações pelas quais a cultura de um povo tem passado no decorrer dos tempos, se faz necessário conhecer como era antes no inicio de sua construção. Há de se estabelecer parâmetros para poder definir em que aspectos a cultura foi transformada e em que grau.

Acredito que o individuo deve estar aberto e receptível ao novo. Deve-se conhecer e experimentar as outras culturas como forma de valorizar a diversidade cultural dos povos e como enriquecimento cultural.

Para conhecer e assimilar a história da construção cultural de outros povos, deve-se primeiro conhecer a história da própria cultura, saber como se deu essa construção e como foi o processo de evolução e desenvolvimento da mesma.

Só assim, pode-se conhecer e entender outras culturas. Conhecendo a própria, o individuo compreenderá a importância de mantê-la viva na memória, protegê-la e valoriza-la como forma de preservar o que somos, nossas características, nossa identidade.

Proteger não significa defender o isolamento ou o fechamento ao diálogo com outras culturas, mas sim encontrar meios de promover a sua própria cultura.

Continua…

 “O homem só começa a existir, quando aprende a entender e respeitar a terra onde pisa”  Atahualpa Yupanqui

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui