A IMPORTÂNCIA DAS RAÍZES CULTURAIS PARA IDENTIDADE CULTURAL DO INDIVÍDUO – PARTE 2

raízes culturais

Um povo que não tem raízes acaba se perdendo no meio da multidão.

São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão uma identidade de povo, de nação. Percebe-se a importância de se conhecer as raízes da própria cultura para que haja a formação de identidade, no propósito de se definir enquanto cidadão sabendo situar-se na sociedade.

LEIA MAIS: A IMPORTÂNCIA DAS RAÍZES CULTURAIS PARA IDENTIDADE CULTURAL DO INDIVÍDUO – PARTE 1

Entende que a cultura é construída a partir das ações e inter-relações sociais. As pessoas fazendo parte de uma sociedade acabam interagindo umas com as outras, trocando idéias, conhecimentos e etc…, desse relacionamento deriva a cultura desse povo, que foi construída passo a passo. Juntos, constroem uma história de vida, onde os hábitos e costumes, manifestações, expressões, sentimentos e outros estão inseridos, identificando cada componente dessa sociedade determinando o seu modo de viver e de ser.

Portanto, se as pessoas têm conhecimento de suas próprias raízes e conscientemente sabem da relevância das mesmas para suas vidas, passarão a valorizar esse conhecimento transmitindo-o para as gerações futuras, isso evitará que sejam esquecidas ou adormecidas. Dessa forma, a memória do povo continuará sendo “aquecida”.

“O homem só começa a existir, quando aprende a entender e respeitar a terra onde pisa”  Atahualpa Yupanqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui