TU TRABALHAS COM GRUPOS DE DANÇAS? ENTÃO PRECISAS LER ISTO.

grupos de danças
ctg saPowered by Rock Convert

Muitos instrutores ou ensaiadores começam a sua “carreira” trabalhando com grupos de danças, muitas vezes, “desnorteados”.

Já parou para pensar o quanto seria importante que as pessoas que vão trabalhar com grupos de danças estivessem mais preparados, não só tecnicamente (correção, harmonia etc…) mas também entenderem melhor sobre o grande contexto e complexidade da dança como um todo?

Digo isso porque na maioria das vezes, é pego um par da Adulta do CTG, e pede-se para que comecem a ajudar na Mirim ou na Juvenil, mas pouco conhecem sobre as limitações dos seus corpos ou então a forma com que tratá-los.

Então, ao tentar buscar conhecimento para ir melhorando, e consequentemente, buscar melhores resultados, chegam em uma barreira bem difícil de passar: ONDE ENCONTRAR INFORMAÇÃO ESPECÍFICA SOBRE O ASSUNTO?

E é sobre isso que queremos falar.

Já faz um bom tempo que indicamos algumas obras que são de certa forma mais acessíveis e com um BAITA conteúdo, como norteadoras de um estudo por parte de quem trabalha com grupos de danças.

Estas obras estão em formato de e-book, que muitas vezes não agrada tanto assim, porém tem uma grande vantagem que as pessoas não percebem: é possível fazer uma pesquisa de forma RÁPIDA no livro, só com o atalho do “CTRL + F” por exemplo, e achar tudo no livro que se refere a “harmonia/interpretação/passo” (por exemplo).

Falo especialmente sobre 3 livros:

  1. Livro dos professores Toni Pereira e Jefferson Camillo: Danças Folclóricas e Tradicionais Gaúchas: Uma proposta Pedagógica.
  2. Livro do professor Cristiano Barbosa: Bailar Gaúcho, entre a técnica e o sentir.
  3. Livro dos tradicionalistas Guilherme Milani Lorscheider (no caso, yo) e William Machado de Oliveira: CTG S.A. Liderança e Comunicação para Alcançar o Sucesso. (Este é livro físico).
Se tiveres interesse, deixei o link em cada título acima, para conhecer um pouco mais.
Muito temos conversado com instrutores nas últimas semanas e estamos percebendo que estas obras são o que praticamente TODOS os tradicionalistas deveriam ter como alicerce para que bons frutos venham a ser colhidos.
Espero que os amigos gostem,
Forte abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui