Um CTG, por mais que imóvel, é tal e qual um organismo vivo em constante mudança e adaptação.
Muitos que acompanham o meu trabalho aqui na Estância Virtual sabem o quanto sou adepto em trazer para o ambiente tradicionalista os conceitos aplicados nas empresas.
Trabalho no meu dia a dia na indústria na área de vendas, então consigo conhecer diferentes realidade em diferentes setores.
Com essa possibilidade de observação e discussão constante com pessoas de “mundos” distintos, percebo que um CTG é tal e qual uma empresa.
Para isso, reuni 7 REGRAS para manter um CTG vivo, com base em frases que retirei de algumas bibliografias focadas em liderança e cultura empresarial.
1 – “Prometa apenas o que puder cumprir. Se você não crê ser possível manter o compromisso ou tem dúvidas consideráveis dessa possibilidade, não prometa até esclarecer tudo.”
Não tem certeza se vai conseguir concluir a decoração para um evento? Não prometa o fazer. Não sabe se a pilcha fica pronta a tempo? Não prometa. Primeiro elimine todas as dúvidas, e então, após esclarecido, decida o que fazer.
2 – “A única resposta que vale como compromisso é: “sim, prometo” ou “sim, eu me comprometo”. Nada de “vou tentar”, “vou ver”, “depende de alguém ou de algo.”
Após ter decidido se comprometer, o faça de verdade. Não utilize de expressões vagas para depois já poder justificar alguma possível falha que venha ocorrer.
3 – “Não basta demonstrar os padrões. Como líder, você deve também confrontar as pessoas que pareçam se desviar deles..”
Normalmente acreditamos e fomos “criados” a pensar que somente o nosso exemplo pode fazer com que pessoas também sigam o caminho que julgamos correto. O famoso “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço” não cola mais, mas também somente mostrar como fazer já é pouco. Além agir da forma com que quer que os outros ajam, tu precisas confrontar as pessoas que parecem querer deixar claro que estão seguindo na direção oposta.
4 – “Como os mecânicos no pit stop de uma corrida, cada membro da equipe é responsável pelo sucesso de seus colegas.”
Mesmo em categorias “individuais”, ninguém alcança o sucesso sozinho. Sempre se depende do apoio de alguém, ou seja, sempre se trabalha em alguma equipe, maior ou menor, e todos são responsáveis por atingir o resultado.
5 – “Mais que uma quebra de regras, decepcionar os colegas se torna uma preocupação genuína. Dessa forma, os membros da empresa passam a monitorar não apenas seus próprios comportamentos, mas também os comportamentos de seus colegas que fiquem contra os objetivos da empresa.”
Essa é muito claramente aplicável aos grupos de danças. Nos grupos bem sucedidos, uma pessoa entende que faltar um ensaio não será prejudicial apenas para si, mas sim para todos os envolvidos no grupo. Dessa forma, um passa a cobrar o outro para que não falte, e além disso, se empenhe ao máximo durante o processo.
6 – “Use o bom senso em todas as situações. Não há outras regras. Sinta-se livre para perguntar o que quiser, sempre que quiser, aos seus colegas, coordenadores ou diretores.”
O bom senso irá definir o quanto uma pessoa se sentirá bem ou não dentro de um grupo. Onde há a presença do mesmo, o clima é mais leve, as pessoas mais abertas e consequentemente mais felizes.
7 – “Uma empresa competente funciona como resultado do comportamento individual dos funcionários, independente da vontade de quem está no poder.”
Reclamar de que a patronagem está isso, o coordenador está aquilo, o salão, o vizinho… enfim, qualquer um é responsável por péssimos resultados e desmotivação, não fará com que as coisas melhorem. É importante melhorar a si mesmo, para depois tentar melhorar os outros, logo, o seu comportamento individual não depende de terceiros.
Bueno, o importante desta leitura é fazer um exercício de contextualização com a tua realidade, com o teu CTG.
Releia cada frase e pense em cada momento que se aplicam e o que tu podes fazer para melhorar o teu comportamento quanto a isso, e desta forma, melhorar todo o teu entorno.
Se gostou das frases, tira um print da tela e posta nos stories do Instagram marcando o @estanciavirtual para sabermos se este tipo de conteúdo te interessa.
A mim, interessa muito, até livro escrevi sobre.
SE QUISER CONHECER O LIVRO, CLIQUE AQUI.
Ah, e além disso, se quiser dar uma olhadinha em um vídeo que fala sobre Gestão de Pessoas e CTGs, tem esse aqui: