11 PRINCIPAIS ATRIBUTOS PARA LIDERANÇA EM CTG

LIDERANÇA EM CTG
ctg saPowered by Rock Convert

Liderança em CTG: peça fundamental para alcançar o sucesso.

Não é de hoje que tratamos o assunto Liderança em CTG aqui na Estância Virtual – o que nos rendeu inclusive a publicação de um livro – com o intuito de informar o maior número de pessoas possíveis sobre a importância de boas lideranças para que uma Entidade Tradicionalista fique, de fato, sólida e com seu objetivo com possibilidade de ser cumprido.

Existe um autor muito conhecido, chamado Napoleon Hill, autor de grandes best sellers como “Mais Esperto que o Diabo“, “A lei do triunfo” e “Quem pensa Enriquece” (este último é o que utilizaremos) que escreve principalmente sobre como moldar nosso pensamento e nossas atitudes em busca de um objetivo.

Em determinado momento, no seu livro “Quem pensa Enriquece“, dentro do capítulo titulado “Planejamento Organizado“, ele cita o que chamou de Os Atributos para a Liderança, no qual vamos citar a seguir e contextualizar para a nossa realidade dos CTGs.

NAPOLEON HILL

ATRIBUTOS PARA LIDERANÇA EM CTG:

1 – CORAGEM INABALÁVEL

“Nenhum seguidor deseja ser subordinado a um líder sem autoconfiança e coragem. E nenhum líder desse tipo consegue reter por muito tempo um seguidor inteligente.”

Ou seja, o líder precisa ter convicção do que está buscando e transmitir aos seus liderados essa sua confiança de que é possível. Caso contrário, com líderes que ficam mermando pra cá e pra lá, as pessoas vão perdendo o gosto e vão desistindo desse líder, e logo, saindo das Entidades.

2 – AUTOCONTROLE

“O indivíduo que não consegue se controlar jamais poderá controlar os outros.”

Essa é fácil associar com nossas lideranças cotidianas, e não só nos CTGs, mas também no ambiente profissional. Quem nunca teve um líder (que ta mais para chefe!) que explode toda vez que algo ou alguém se põe contrário a sua opinião?

3 – AGUDO SENSO DE JUSTIÇA

“Sem imparcialidade e justiça, nenhum líder consegue comandar e manter o respeito de seus seguidores.”

Esse ponto é muito difícil, porque na maioria das vezes as lideranças de um CTG são sempre amigos ou parentes de outros que lá frequentam, e isso faz com que suas decisões possam ser (ou parecer) tendenciosas. O que é importante é sempre avaliar se aquela é a melhora decisão para todos, e não para um ou outro.

4 – FIRMEZA DE DECISÃO

“O indivíduo que oscila em suas decisões mostra que não está seguro de si. Não pode liderar outros com sucesso.”

Essa é uma derivação do número 1, mas que também deve ser pensado por outros vieses importantes, como por exemplo, saber quando é hora de mudar e ter firmeza nessa decisão.

5 – DEFINIÇÃO DE PLANOS

“O líder bem-sucedido precisa planejar seu trabalho e cumprir o planejamento.”

Este é ponto chave em todos os demais. O planejamento é a parte fundamental de qualquer trabalho, para ter um objetivo definido, alinhado com o propósito da Entidade, de modo que possa tornar esse objetivo em algo que sai do plano do “sonho” para o plano material e todos ficam felizes ao entender que o caminho trilhado até lá teve um motivo.

6 – HÁBITO DE DAR MAIS DO QUE RECEBE

“Um dos ônus da liderança é a necessidade do empenho, por parte do líder, em fazer mais do que ele próprio solicita aos seguidores.”

Quem já esteve em qualquer cargo ou função em um CTG sabe exatamente o que é isso. É sempre fazer o “algo a mais” sem se preocupar com o reconhecimento do grande grupo, mas sim, sempre pensando no todo, com foco no objetivo.

7 – PERSONALIDADE AGRADÁVEL

“Os seguidores não respeitam um líder que não seja altamente qualificado em todos os fatores que constituem uma personalidade amistosa e gentil.”

Quantas pessoas conhecemos que já lideraram Entidades e as levaram ao completo sucesso, principalmente pela forma com que este líder tratava os demais associados? Muitas vezes não é só conhecimento técnico, mas também fazer com que as pessoas que com elas estejam, se sintam bem.

8 – SOLIDARIEDADE E COMPREENSÃO

“O líder de sucesso precisa ser solidário, compreendendo os seguidores e seus problemas.”

Antes de qualquer julgamento do motivo de outra pessoa estar fazendo algo “de errado”, tente pensar no que ela pode ter passado naquele dia… Se essa atitude não é normal da parte dela, com certeza tem algo maior acontecendo.

9 – ATENÇÃO AOS DETALHES

“Uma liderança bem-sucedida envolve atenção aos detalhes da posição de líder”

Saber quem realmente está ajudando a Entidade, quais as pessoas que estão se aproveitando de cargos/funções e quais são as que só puxam para trás. Entender as pessoas que estão a sua volta é fundamental.

10 – DETERMINAÇÃO DE ASSUMIR PLENA RESPONSABILIDADE

“Deve estar disposto a assumir a responsabilidade pelos erros e pelas deficiências de seus seguidores.”

Um exemplo prático: se o posteira erra um comando em uma dança por exemplo, a culpa não é somente do posteiro, mas também do instrutor (seu líder imediato) por ter o definido como posteiro, ou então por não ter percebido que ele não estava em bom momento. Neste caso, é importante que o líder mostre que o erro também foi seu, que todos entendam que a sua função também é proteger e ajudar a todos melhorarem em todos os aspectos.

11 – COOPERAÇÃO

“Precisa compreender e aplicar o princípio do esforço cooperativo, bem como ser capaz de induzir os seguidores a fazerem o mesmo.”

Lembra muito a situação de pedir que as pessoas façam algo, mas também ser o primeiro a estar fazendo, mostrando que estão todos juntos no mesmo barco. Liderar pelo exemplo.


Bueno gauchada, o que acharam?

Espero que tenham gostado e que esses 11 ATRIBUTOS PARA A LIDERANÇA EM CTG possam te ajudar a tomar atitudes mais assertivas no teu CTG.

Se quiser aprofundar o assunto, abaixo deixei o link do nosso livro CTG S.A. LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO PARA ALCANÇAR O SUCESSO, onde abordamos muito mais e com mais profundidade diversos temas do nosso universo tradicionalista e como podemos lidar em cada situação.

ctg sa

E se gostaram, COMPARTILHEM esse texto nas redes sociais, nos grupos de whatsapp e por aí vai, que assim, quem sabe, mais pessoas possam crescer!

Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui