Podchasque Podcast Gaúcho

Buenas indiada, como estão?

Este ano tivemos o grande prazer de conhecer o tal do PodChasque. Para quem não faz ideia do que seja, vai aqui a resposta.

O PodChasque é um programa desenvolvido no formato de Podcasts, que são programadas gravados, que tu podes escutar a qualquer momento pelo teu celular ou então pelo soundcloud por exemplo.

Os assuntos que passam por lá são dos mais diversos, e é mais uma forma de tu aprender mais sobre o nosso Rio Grande, e de quebra escutar muita música boa che!

Conversamos com o Robson Fogaça, idealizador do projeto, que nos respondeu de forma bem clara as três perguntas que fizemos: QUANDO, COMO E POR QUÊ NASCEU O PODCHASQUE?

– QUANDO:

Lá pelo ano de 2010 tive contato a primeira vez com a mídia podcast. Achei interessante, afinal é uma mídia que traz todo tipo de conteúdo, tanto para se divertir, quanto para aprender. Como observei que haviam diversos temas e caminhos dentro dessa mídia, resolvi buscar algum podcast que falasse sobre música nativista ou sobre o universo tradicionalista, e não encontrei nenhum. Daí pra frente, fiquei com a intenção de criar o primeiro sobre o assunto. Em 2012 tirei da cabeça e do papel o primeiro programa e resolvi colocar num blog, ainda sem investir muito… aos poucos, fui pegando gosto e me dedicando cada vez mais.

– COMO:

A idéia de fazer o podcast tava na cabeça, mas nem sempre tinha como fazer com qualidade. Até que me tornei professor universitário e, tinha a minha disposição o estúdio da universidade. Resolvi reservar um horário, liberar o técnico (pela vergonha de gravar na frente de alguém) e fazer o primeiro programa. De lá pra cá, comecei a investir em ter meus próprios equipamentos, fui melhorando a construção dos roteiros, e aprendendo um pouco mais sobre como trabalhar com esse tipo de mídia. Como a maioria de nós que se dedica à cultura, isso é um hobby, o que muitas vezes faz com que eu não consiga dar todo o foco que gostaria e entregar nos prazos. Lá por 2014 decidi parar com o programa, em função de várias questões pessoais e profissionais. Aí entrou a Bruna Wagner, amiga que ficou ao longo desses anos todos que fiquei sem gravar me provocando à voltar. Falei que só voltava se ela me ajudasse. E, agora ela me ajuda a produzir, além de me cobrar os prazos e fazer pauta e contato com pessoas pros programas.

CTG S.A.Powered by Rock Convert

– POR QUÊ:

Como me afastei dos palcos dos festivais nativistas lá pelo ano de 2010, encontrei no PodChasque uma forma de continuar participando do meio. Além disso, o fato de ter percebido que não tinha nenhum podcast sobre o assunto, num universo onde todos os outros tipos de assuntos são tratados, me senti quase com uma obrigação de fazer isso.

Então che, se tu ficou interessado, pode conhecer pelos links abaixo:

Fanpage do PodChasque

Twitter do PodChasque

Instagram do PodChasque

Feed pra ouvir os programas

Twitter do Robson

Twitter da Bruna

Então galo, compartilha lá no nosso FACEBOOK, e vamos ajudar essa gauchada! Forte Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui