Buenas indiada, que tal?

Com muita satisfação que ajudamos na divulgação deste baita evento que irá ocorrer no dia 30 de Julho, no CTG Brazão do Rio Grande de Canoas, nossos grandes parceiros de lida e troca de conhecimento.

Abaixo fica o chasque completo do evento, com todas informações que tu precisares:

I PALESTRA SOBRE A INDUMENTÁRIA GAÚCHA (com a Exposição – “Paixão Côrtes: 90 anos”) Palestrante: Marina Monteiro Paixão Côrtes Participações especiais: João Carlos Paixão Côrtes, Sandro Arruda, Terno de Reis Santo Operário e Grupo de Masquê Brazão do Rio Grande

Contribuição culturar: R$30,00 (Almoço por adesão no local)

Indumentária Gaúcha

A palestra trará ao público uma visão informativa de como se vestiam nossos peões e nossas damas da campanha Rio-Grandense através dos tempo, partindo do panorama universal das modas e do bem vestir, sob as óticas bibliograficas publicadas por João Carlos Paixão Côrtes e sua esposa, Dona Marina Monteiro Paixão Côrtes.

Alertara-se também para visões históricas errôneas, quanto à uniformizações de modelos, penteados, maquiagens, tecidos e cores no trajar moderno, sob a falsa idéia de preservação dos nossos usos e costumes, balizados somente na plástica do espetáculo artístico, assim como modelos não compativeis ao corpo e cores não condizentes com a pele.

Programa: A indumentária masculina, biriva e feminina, peça por peça, da cabeça aos pés. Acessórios e adornos. Tecidos, cores e moldes. O trajar feminino. O traje feminino de inverno.

CTG S.A.Powered by Rock Convert

Considerações sobre peças: Marina Paixão Côrtes e Sandro ArrudaApoio cultural: Prefeitura municipal de Canoas/RS, MTG/RS e FEGADAN 2017.

Em desfile e slides, serão demonstradas peça por peça, seriamente fundamentadas nas obras: “Vestimenta do gaúcho” (1961), “Pesquisa sobre a indumentária da chinóca do século passado” (1963), “Adornos de bombachas” (1964), “Arrastando espora” (1964), “O traje de passeio da prenda de antanho” (1964), “Artes e trajes regionais” (1965), “Do poncho ao pala” (1966), “Gaúchos de faca na bota” (1966), “As facas marca Coqueiro” (1967), “Sobre a indumentária gauchescas” (1969), “O Gaúcho – danças, trajes e artesanato” (1978), “Duas épocas na vestimenta do gaúcho” (1987), “Ponto e pesponto da vestimenta da prenda” 1998), “A moda – alinhavos e chuleios” (2000), “Danças birivas do tropeirismo gaúcho” (2000), todas de João Carlos Paixão Côrtes.

Produção e auxílio nas peças e desfiles: CTG Brazão do Rio Grande

Documentário: Análise e desfile ao vivo de peças folclóricas, originais e raras. Projeção se slides e imagens de desfiles e pesquisas “in loco”, investigadas em museus da Espanha, Portugal, Açores, Inglaterra, Escócia, França, Argentina, Brasil e Rio Grande do Sul.

*Obs.: Por motivos de direitos de imagem e direito autorais das peças e palestrantes, será proibida a reprodução sonora, fotográfica e audiovisual da palestra.

Programação: Cadastramento das 8:30h as 9:00h 09:00h – Sessão de abertura 09:30h – Indumentária masculina – Com Sandro Arruda 12:00h – Almoço 14:00h Indumentária feminina – Com Marina Paixão Côrtes 17:30h – Apresentações de encerramento 18:00h – Encerramento Contatos: Icaro Aquino: 51.991144710 Raquel Capilheira: 51.999496413 Diego Müller: 51.981128369 INSCRIÇÕES: https://goo.gl/forms/oh6LzItkq7e8SzZp1

Então moçada, não perde tempo, faz tua inscrição e qualquer coisa vamos falando, mas o evento com certeza será um sucesso e periga faltar lugar pra tanta procura que já está tendo, então te aligeira!

Abração a todos!

#CTGBrazão #PaixãoCôrtes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui