A culinária do Rio Grande do Sul do ponto de vista histórico e folclórico: pratos típicos, origem, variedades, doces..

Buenas gauchada cheia de fome, tudo bueno?

Falar de Culinária Gaúcha é sempre um baita assunto, principalmente se tu estás com fome, ou então procurando algumas ideias.

Neste texto vamos falar sobre os pratos típicos do Rio Grande do Sul do ponto de vista histórico e folclórico, contando com a ajuda do livro “Folclore do Rio Grande do Sul: Costumes e Tradições Gaúchas“, de Dante de Laytano.

Espero que gostem, e que se atraquem depois!

O folclore repousa em grande parte de sua vivência ainda na cozinha. Um manancial que abrange desde os temperos, os molhos e as guarnições, vindo dos materiais da carne à verdura, peixe à galinha, farinha, doçarias, etc.

O gaúcho cultiva seu paladar. Tem seu gosto e sua preferência número um na carne. Precisa comer todos os dias.

A cozinha centraliza a atividade principal da casa.

O churrasco, todo soberano, absoluto e onipresente ou a carne de gado ou a carne de ovelha, raramento o porco, dominavam o menu.

O arroz de carreteiro e o charque eram quase e sempre como pratos chefes. A canjica e sua importância, mais o milho e suas variedades entram mais tarde na evolução do Rio Grande do Sul quando vieram os alemães e os italianos. Não mudaram o paladar por inteiro do gaúcho, mas contribuíram com novos pratos europeus. Nas fazendas, a caça da perdiz e do marrecão era um festim.

O arroz e o feijão representam a constante brasileira na vida pastoril e urbana do Rio Grande do Sul.

Os pratos com carne bovina vão do cozido com pirão, fervido ou puchero, mais carne frita na panela ou ensopado de carne com aipim.

O Tapichi, terneiro de barriga ou novato e moranga com guisado; mondongo, bucho, dobradinha: o mocotó também são paladares do gaúcho.

Diversos são os pratos com ovinos e suínos: carneiro ensopado com batatas, churrasco de carne de carneiro, linguiça com arroz, fritada de linguiça, linguiça ensopada com abóbora, morcilha preta frita, linguiça ou salsichão e filé de porco com batata com doce.

Pratos com carne de lebre e coelha são pratos especiais.

CULINÁRIA ALEMÃ

A cozinha alemã veio a enriquecer o menu gaúcho de varias formas e maneiras nos restaurantes, bares, cafés coloniais e kerbes: o chucrute, o pé de porco, o repolho, as batatas, a couve, e uma infinidade de pratos a base de porco. O café colonial tornou-se uma celebridade teuto-gaúcha com tortas, geleias, pães, frios, biscoitos, doces, frutas, etc.

A variedade dos envinagrados que vão do pepino as cenouras e mil coisas diferentes: os ovos duros, os pratos frios e a comida com doce; e a bebida predominando a cerveja, o chopp e os aperitivos como o underberg, o trigo e a cachaça, etc; os vinhos brancos doces, etc. É uma cozinha notável!

culinaria gaucha pratos tipicos

CULINÁRIA ITALIANA

A cozinha italiana partiu para farinhas: o prato principal é a polenta de milho, os galetos que a acompnha, as massas de trigo de todas as qualidades e formas, capeleti e nhoque, sopas, tortéis.

Abundância de salada verde, começando pelo radicci; queijos na massa, nas sopas, na sobremesa.

Vinhos de todos os tipos. Com eles, a copa, o presunto, o salame e o salamito…

Sempre comem e cantam! Nascimento, batizado, casamento…

culinaria do rio grande do sul

FINALIZANDO

A cozinha gaúcha é uma exuberante matéria de folclore. E a carne ocupando o lugar de honra na mesa em todas ocasiões, momentos e instantes.

Bueno moçada, que tal a fome agora? hahaha

O texto completo entra em muito mais detalhes de cada cozinha, mas de uma forma geral já deu para ter uma boa noção sobre o folclore ao redor da nossa culinária gaúcha, não?

Postamos já sobre 6 PRATOS TÍPICOS DA CULINÁRIA GAÚCHA (E COM RECEITAS!), clica e da uma lida!

#Culinária #Folclore

CTG S.A.Powered by Rock Convert

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui