LIDERANÇA & PROPÓSITO: O NOVO LÍDER E O REAL SIGNIFICADO DO SUCESSO

Liderança & Propósito

Conheça um pouco mais dos conceitos abordados pelo autor Fred Kofman em seu livro Liderança & Propósito.

Buenas gauchada, como vai o isolamento social?

Por aqui seguimos em home office e também produzindo conteúdo sobre as leituras que estou colocando em dia. Ah, te peço que leia até o final, pois também deixaremos o link da compra do livro, caso realmente te interesse sobre a temática abordada, além de uma pesquisa bem interessante do autor, que qualquer Entidade pode aplicar.

Algumas semanas atrás comecei o livro “Liderança & Propósito: o novo líder e o real significado do sucesso” do autor Fred Kofman. Como sempre faço, vou destacando tudo que acho mais importante e vou anotando o que pode virar um conteúdo interessante para as Entidades Tradicionalistas.

Foi assim que fizemos para estruturar o nosso livro CTG S.A. Liderança e Comunicação para Alcançar o Sucesso (clique aqui se não conhece), mas agora não falaremos especificamente dele.

QUEM É O AUTOR:

Só para contextualizar, o autor Fred Kofman é vice-presidente de desenvolvimento executivo e liderança no LinkedIn, é PHD em economia, foi professor no MIT e fundou uma empresa de consultoria atendendo mais de 15 mil executivos (como da Microsoft, por exemplo).

O livro é realmente muito interessante, pois aborda de forma um tanto diferente os conceitos mais “originais” da liderança, e cria um novo tipo de líder: O Líder Transcendente. 

Fred Kofman

QUAL O CONCEITO:

Basicamente, ele explica da seguinte forma:

O trabalho de todo líder é estimular o comprometimento interno das pessoas na busca de uma meta comum. Como fazê-lo? Por meio de uma oferta transcendente que dê as pessoas um senso de significância: “Se der o seu melhor à missão”, propõe um líder, “não conquistará apenas recompensas materiais, mas também, orgulho, companheirismo, liberdade e propósito para sua vida. Você irá além de si mesmo e se conectará a algo maior e mais duradouro do que sua existência física.”

E como você é o modelo desse comportamento ético e dá oportunidades de crescimento aos seus funcionários, eles vão recompensar sua empresa com seus melhores esforços que, se aproveitados de forma adequada, se transformação em lucros e crescimentos extraordinários.

Talvez alguém que esteja lendo esteja se perguntando se esse conceito tem mesmo a ver com um CTG, visto que fala em funcionários, em lucros etc… Mas sim, tem tudo a ver e já vou te dizer o motivo.

Repare que no primeiro parágrafo citado o autor fala em SENSO DE SIGNIFICÂNCIA, ou seja, o líder precisa mostrar o verdadeiro PROPÓSITO do que estão fazendo. Ao conseguir criar este elo entre líder e liderado em busca do mesmo propósito, se cria uma rede de companheirismo, conectando as pessoas que estão remando para o mesmo lado.

Além disso, como citado na sequência, mostra a importância do líder ser o EXEMPLO, que quer que todo o seu time cresça e para isso da oportunidades de crescimento, sabe aproveitar os esforços de cada um da forma mais adequada e transforma toda a caminhada mais fácil para se obter sucesso.

É fácil contextualizar para um grupo de dança, certo?

Você como líder precisa definir um PROPÓSITO (dançar o ENART, VACARIA, FEGADAN…), para criar SENSO DE SIGNIFICÂNCIA (Por que queremos isso? Para elevar o nome do CTG? Para alcançar o sonho de alguém em especial?), e assim através do seu EXEMPLO (O que eu como líder estou fazendo e como me comporto?), fazer com que as pessoas se CONECTEM (companheirismo, orgulho) em busca de algo maior.

O autor ainda propõe uma série de perguntas, no qual vamos resumir e já contextualizar para o nosso Meio, mas que se você realmente tem interesse em melhorar o teu grupo de dança ou a tua Entidade como um todo, deveria aplicar:

Para tornar-se um líder transcendente, você precisa refletir sobre o que de fato motiva as pessoas. Se você é um líder, convide sua empresa a responder às seguintes perguntas:”

PROPÓSITO:

  • Por que existimos como Entidade Tradicionalista/Grupo de Dança?
  • Qual é a nossa contribuição para o Movimento Tradicionalista e Cultura Gaúcha?
  • Por que o nosso êxito é importante para outras pessoas?
  • Cada um de nós compreende como o seu esforço contribui para o propósito que compartilhamos?

PRINCÍPIOS:

  • Que valores queremos passar aos demais?
  • Como estamos demonstrando entre nós uma forma de ser e se relacionar que gostaríamos de estender para todo o Movimento?
  • Que comportamentos nos deixariam orgulhosos, independente dos resultados de nossos esforços?

PESSOAS:

  • Como podemos nos conectar autenticamente uns com os outros?
  • Como garantir que todos se sintam reconhecidos, respeitados e valorizados como membros dessa comunidade?
  • Como aprofundar nossos vínculos de confiança?

LEIA MAIS: LIDERANÇA – POR QUE OS CTGs NÃO APRENDEM?


 

O livro é realmente muito interessante, com abordagens totalmente voltadas pela necessidade do Líder entender o lado verdadeiramente humano das organizações.

Chega citar que cerca de 15% apenas da motivação dos empregados tem a ver com incentivos materiais, e que os outros 85% são para incentivos imateriais, ou seja, voltado a sentimentos e senso de pertencimento àquela organização.

Deem uma olhadinha no sumário do livro e vejam como aborda diversos tópicos amplos, mas que são realmente importantes para as Entidades.

Liderança e Propósito

Então, se interessou pelo livro? Estamos deixando abaixo o link da Amazon para compra do livro, achei o tempo de frete bem interessante e o preço também, então acredito que ainda da tempo de começar a ler durante esse isolamento social.

ACESSAR AMAZON PARA COMPRAR LIVRO

E antes de partir, se gostou desse conteúdo, manda o link pelo Whatsapp aí pra gauchada e vamos espalhar conteúdo relevante nesta quarentena e não ficar pensando só em coisas negativas!

Forte abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro + catorze =