Seleção histórica do Rio Grande do Sul disputou grandes jogos em todo o Brasil.

Tchê, certamente tu já ouvistes falar do confronto envolvendo a Seleção Rio-Grandense x Seleção Brasileira, principalmente daquele que ocorreu em 17 de Junho de 1972, no Estádio Beira-Rio. Na ocasião, a partida encerrou-se empatada em 3×3. Bem, depois daí o Zagallo colocou os pés fora do Rio Grande do Sul e não houve mais confrontos entre ambas seleções, certo?

ERRADO! Depois dessa peleia (literalmente), houve mais dois confrontos, um no ano de 1978, que terminou empatado novamente, e outro em Janeiro de 1983, onde a Seleção Rio-Grandense saiu de campo derrotada por 4×1. Em 1912 a Seleção Rio-Grandense entrou em campo pela primeira vez, e está em atividade até os dias de hoje. Nos poucos registros existentes, pode-se averiguar que ela disputou dois amistosos internacionais no ano de 2012, tendo o primeiro ocorrido no dia 18 de dezembro, cujo placar foi uma vitória para a seleção Gaúcha diante do Uruguai, por 3×1. E o outro ocorreu no dia 22 do mesmo mês – num empate em 1×1 diante da seleção do Chile. Mais recentemente, no ano passado, a Seleção Gaúcha disputou a primeira edição da Copa de Seleções Estaduais Sub-20. Chegou, inclusive, a chegar na Final, enfrentando a Seleção do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro… E SAGRAR-SE CAMPEÃ!

O final do ano de 2017 teve mais jogos para a base. A Seleção Gaúcha Sub-19 foi convocada para enfrentar a seleção uruguaia Sub-19, em Montevidéu. O Uruguai venceu o primeiro jogo por 2×0, e a Seleção Gaúcha venceu o segundo duelo por 1×0.

Enquanto a gurizada do Uruguai foi observada de perto pela comissão técnica de Oscar Tabárez, que disputou a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, para os atletas do selecionado gaúcho as partidas serviram somente para que adquirissem experiência internacional.

Informações a respeito de jogos e convocações da Seleção Gaúcha podem ser acompanhadas no canal da Federação Gaúcha de Futebol.

SOBRE O AUTOR:

Mateus Müller, 22 anos, reside na cidade de Novo Cabrais –RS.

No ano de 2016 iniciou seus passos na invernada adulta do CTG local, o Presilha Pampiana, onde permanecera até meados de abril de 2017. Começou ali a real paixão pelo Rio Grande do Sul.

Em 2018, escreveu uma peça de teatro unindo Religiosidade e Tradição Gaúcha, para um evento religioso entre jovens da região central do Estado, e foi honrado com o troféu amador de 1º lugar. Desde então, segue lendo e escrevendo sobre as coisas do pago; E seu encanto segue aumentando.

#SeleçãoGaúcha #Futebol

CTG S.A.Powered by Rock Convert

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui