INDUMENTÁRIA GAÚCHA: A SAIA DE CORREDOR.

Peça da Indumentária Gaúcha feminina muito utilizada nos tempos antigos.

saia para indumentária gaúcha

Tu já chegou a ouvir sobre saia de corredor?

A Indumentária Gaúcha é repleta de diferentes peças com distintas funções, principalmente no que se refere a Indumentária Feminina.

Geralmente vemos nos rodeios, para as apresentações de danças tradicionais gaúchas, saias de cintura alta, saia de cós, saias ciganas e mais alguns outros modelos que deixaremos para entrar em detalhes futuramente.

Mas hoje vamos nos ater a SAIA DE CORREDOR.

Saia de Corredor

O QUE É A SAIA DE CORREDOR?

A saia de corredor trata-se de uma peça fabricada de dois ou quatro panos (cortes), contendo  na parte de cima uma bainha reta por onde passa um cordão (sempre do mesmo tecido), servindo assim para ajustar a saia a cintura.

O comprimento da mesma vai ate o peito do pé.

A saia para o uso diário era lisa ou simplesmente contendo simples babados.

Para os dias de festa (dias esses que representamos nos rodeios), era enfeitada com diversos aviamentos, dentro deles continha: gripir, galão, cola-de-rato… podendo variar conforme o gosto de cada prenda.

LEIA MAIS SOBRE INDUMENTÁRIA GAÚCHA!

QUAL O MELHOR TECIDO E COM O QUE USAR?

Um dos tecidos mais utilizados para confeccionar essa peça, é o algodão, tecido que possui bastante variedade de estampas e uma infinidade de cores.

Essa saia geralmente é usada com blusas, casacos ou batas, também enfeitadas conforme o modelo ou gosto pessoal de cada dama.

A saia de corredor é bastante apreciada pelas grávidas, pois possibilita o uso em toda a gestação, se moldando ao corpo dela.

Em modo geral, esta peça costuma ser de uso “obrigatório”  na avaliação de indumentária do FEGADAN, porém este corte nem sempre cai bem em todas as prendas.

É preciso avaliar com muito cuidado o perfil de cada prenda, para que então, possa ser escolhido o melhor modelo de vestimenta que se adeque ao seu corpo e faça com que a mesma sinta-se a vontade para bailar.

Caso seja de interesse, podemos te ajudar nesta escolha. Você pode entrar em contato por qualquer um dos endereços abaixo.

Abraço e viva a indumentária gaúcha.

LEIA MAIS: COMO SÃO DEFINIDOS OS VESTIDOS NO ENART E NO CAMPEIRO?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui