PROJETO INFLUÊNCIA E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE GAÚCHA!

Projeto Influência Equitação Crioula

Projeto Influência e Estância Virtual, uma nova parceria em prol da cultura gaúcha.

Penso que as boas atitudes e os gestos nobres sempre irão prevalecer, seja qual for o âmbito.

Vivemos tempos de informação instantânea com tudo o que de bom e mau que isso representa. Somos bombardeados diariamente e é claro, com maior direcionamento de temas às nossas afinidades pessoais e relações de amizade. No que tange à cultura gaúcha e especialmente o tradicionalismo, somos carentes de conteúdo sério e competente.

No entanto, pessoas como Guilherme Milani Lorscheider e Jéssica Amaral de Sena podem ser consideradas visionárias. Aquele famoso adjetivo: fora da curva. A sua Estância Virtual já conta três anos de um árduo e comprometido trabalho de difusão cultural.

Ao receber o convite para escrever para a plataforma, me deparo naquela famosa encruzilhada da dúvida: o comodismo, a falta de tempo, o que ou outros vão pensar ou o vamos em frente, sempre existem pessoas interessadas, vamos fazer um esforço.

CTG S.A.Powered by Rock Convert

É tempo de nos unirmos. Temos bombachas de favo, largas, riscadas ou mais estreitas. Mas são todas bombachas. Os lenços são coloridos, vermelho dos maragatos, branco dos chimangos ou mesmo dos Blancos de Allá. Mas são todos lenços. E nós, admiradores desse universo somos também gaúchos.

Pensando nesse espírito colaborativo, agregador, o Projeto Influência chega à Estância Virtual, para contribuir com seu grão de areia, nesse fundamental trabalho de resgate, manutenção e difusão da cultura gaúcha.

E falando em Influência…

Influência é uma breve história de como a equitação transformou o curso da humanidade e como essas influências chegaram ao Pampa para forjar o gaúcho.

O projeto Influência conta a história da formação cultural dos gaúchos, sob o olhar da equitação crioula. Forjada na luta de adaptação de um povo ao novo continente americano, a narrativa, embora conhecida, renasce através de uma releitura, buscando nas entrelinhas uma revisão de acontecimentos que se cruzam, se mesclam e perseguem fontes abrangentes para culminar em um relato conciso, baseado em meticulosa pesquisa e enriquecido com fragmentos de textos com suas grafias originais, resultado de 15 anos de ininterrupta investigação histórica.

A iniciativa alia a escrita, a imagem e os meios digitais na narração de cenas basilares, que culminaram na formação da identidade gaúcha. Sob o olhar aguçado do fotógrafo Eduardo Rocha – responsável pela produção de fotografias que são mais que recriações históricas -, a escrita cuidadosa de Henrique Fagundes da Costa – cujo trabalho de pesquisa resultou em um rico panorama das origens do povo sulino –, o projeto Influência traz a público um conteúdo ágil e substancial, aliado a um projeto gráfico arrojado, com uma grande carga cultural, que valoriza o regionalismo e o culto às tradições gaúchas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

seis + oito =